Adans encerrou sua carreira como jogador profissional em 2018 - ano em que defendeu o Windsor Arch Ka I, de Macau. No futebol brasileiro, além de jogar na base do Atlético, o ex-lateral representou as cores de clubes como Brusque, Criciúma e Brasil de Pelotas.
Após ser revelado pelo Cascavel, do Paraná, Adans passou pelo Galo entre os anos de 2000 e 2002 (fez 26 partidas no juvenil e uma no júnior).
Por meio de nota oficial, o Brusque demonstrou pesar diante do falecimento. "É com pesar que recebemos a notícia do falecimento do ex-lateral Adans João Santos Alencar, que jogou em 2004 e 2005 pelo Brusque. Desejamos força e que Deus conforte o coração dos familiares e amigos!".
O Marcílio Dias, outro clube defendido por Adans, também lamentou a morte. "O Marcílio Dias lamenta a morte do ex-lateral-direito Adans João Santos Alencar, de 38 anos, que faleceu neste domingo de um mal súbito. Adans teve duas passagens pelo Marinheiro, em 2006, e em 2010/2011. Nossos mais sinceros sentimentos a toda a família e amigos".