Rivais desta terça-feira, às 21h30, no Allianz Parque, em São Paulo, no primeiro duelo das semifinais da Copa Libertadores, Palmeiras e Atlético deixam no ar a expectativa de jogo ofensivo e, ao mesmo tempo, com disputadas mais árduas pelas caracaterísticas das equipes e a relevância do confronto. Mas o pensamento estará voltado também para a sequência, no caso a partida da volta, no próximo dia 28, no Mineirão. Os dois times têm jogadores 'pendurados' com dois cartões amarelos, o que representa risco de perdas para a decisão da vaga à final.
Palmeiras e Atlético têm dois jogadores com dois cartões amarelos para cada lado. Do lado alviverde, o lateral-direito Marcos Rocha, conhecido dos atleticanos - começou a carreira na base do Galo e conquistou títulos importantes no clube como a Libertadores de 2013 e a Copa do Brasil de 2014 - é um dos pendurados. Outro que correrá risco de suspensão é o zagueiro Renan, que no entanto vai ficar no banco de reservas.
No caso do time dirigido pelo técnico Cuca, a situação é mais preocupante porque os jogadores que estão com dois cartões amarelos são titulares. O zagueiro Nathan Silva, que retornou de empréstimo do Atlético-GO e ganhou vaga ao lado do paraguaio Junior Alonso, está pendurado. O outro que corre risco de suspensão é ninguém menos que o atacante Hulk, artilheiro da equipe em 2021 com 21 gols e um dos principais destaques do Galo.
Atlético e Palmeiras disputarão o segundo e decisivo confronto das semifinais no próximo dia 28, às 21h30, no Mineirão. As partidas terão transmissão ao vivo do SBT/Alterosa. O vencedor seguirá para a final e terá pela frente o ganhador de Flamengo x Barcelona Guayaquil, que começam o duelo nesta quarta-feira, às 21h30, no Maracanã. O jogo da volta será em 29 deste mês, no mesmo horário, no Monumental, no Equador.
REGULAMENTO
O regulamento da Copa Libertadores, no que diz respeito ao acúmulo de cartões amarelos, deixa claro que as suspensões valem de uma etapa para outra, até a decisão. O artigo 13.6 traz a seguinte disposição:
Conforme indica o artigo 13.6 sobre a suspensão de partidas a partir da fase de Oitavas de Final, será reiniciado o cômputo de admoestações a efeitos das suspensões por acumulação de três cartões amarelos até as Finais.
Por conseguinte, o jogador que receber um total de três (3) cartões amarelos de maneira consecutiva ou alternada desde o início da fase de Oitavas de Final, ao longo de todas as sucessivas fases (Quartas de Final e Semifinais), até o fim das Finais, ficará suspenso automaticamente para o seguinte jogo.