Descontração e trabalho foram as palavras que marcaram a quinta-feira (26) na Cidade do Galo, centro de treinamento do Atlético em Vespasiano. Enquanto o time profissional enfrenta uma maratona de jogos fora de casa, atletas não-relacionados e/ou indisponíveis do elenco fazem treinos com as categorias de base. Nesta quinta, o atacante Diego Costa se divertiu e perdeu uma brincadeira para os jovens jogadores do Galo.
"Sempre bem importante poder fazer esse treino com a base. Os moleques são muito bons. Eu percebi que tem muita qualidade. A base do Galo é muito boa e sempre tento conversar, brincar, para ficar um pouco descontraído. Levar a sério quando está treinando, durante o treinamento tentar orientar, aprender com eles também", completou.
Diego Costa se prepara para sua estreia com a camisa do Atlético. A ideia do clube é tê-lo à disposição no dia 21 de setembro, quando o Galo enfrentará o Palmeiras no Allianz Parque, em São Paulo, em jogo de ida das semifinais da Copa Libertadores da América.
Oportunidade para os jovens
Lucas Gonçalves, auxiliar técnico da base, valorizou a atividade. "Bastante rotineiro os treinos integrados entre as categorias de base e o profissional aqui na Cidade do Galo. A gente vê, com bastante frequência, jogadores das categorias inferiores participarem dos treinos do profissional. Não tenho a menor dúvida da importância disso para os mais jovens. Contribui muito para o processo de formação deles".
Gustavo Fragoso, coordenador técnico da base, explica outros benefícios da prática. "Alguns aspectos vão além do treino. A relação com os jogadores, como Hulk, Diego (Costa), Nacho. A troca de informações, experiências, vivências que o jogo proporciona. Enfrentar jogadores desse quilate. E também para tornar mais comum isso para eles".
No sábado (28), às 16h30, o Sub-20 do Atlético enfrentará o Internacional, pelo Campeonato Brasileiro da categoria. Neste momento, o Galo é o terceiro colocado da competição, com 24 pontos - sete vitórias, três empates e duas derrotas.