Atlético
None

ATLÉTICO

Público em Atlético x Palmeiras é 'muito provável', diz secretário de saúde

Jackson Machado Pinto analisou possibilidade da abertura do Mineirão para os torcedores alvinegros no jogo de volta da semifinal da Copa Libertadores

postado em 24/08/2021 14:55

(Foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)

"É muito provável" que haja presença de torcedores nas arquibancadas do Mineirão no jogo entre Atlético e Palmeiras, pelo duelo de volta da semifinal da Copa Libertadores, marcado para 28 de setembro (quinta-feira), às 21h30. Ao menos essa foi a projeção do secretário de Saúde de Belo Horizonte, Jackson Machado Pinto.



"É muito provável que tenhamos boas notícias, sim, para a próxima partida da Libertadores para o Atlético e, por que não dizer, para as demais partidas do Cruzeiro e talvez do América, se resolver ter público”, disse, em entrevista à Rádio Itatiaia nesta terça-feira.

A prefeitura de BH liberou o retorno dos torcedores ao Mineirão em meio à pandemia de COVID-19 em duas partidas na última semana:

  • Atlético 3 x 0 River Plate (18.030 torcedores) - 18 de setembro, pelo jogo de volta das quartas de final da Libertadores)
  • Cruzeiro 1 x 0 Confiança (público não divulgado) - 20 de setembro, pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro
Nas duas partidas, vários foram os momentos de desrespeito aos protocolos contra a disseminação do coronavírus. Por isso, a administração municipal decidiu voltar atrás e proibir novamente a presença dos torcedores no estádio.

Ao longo dos próximos dias, a prefeitura vai analisar a incidência de COVID-19 entre os torcedores que compraram ingressos e foram às partidas. O rastreamento será feito por meio do CPF, informado no momento da aquisição dos bilhetes para os jogos.

A intenção é verificar de que forma as partidas com público impactaram os números da doença na capital. O problema, porém, é que esse monitoramento não levará em consideração aqueles que foram ao Mineirão mesmo sem ingresso e se aglomeraram do lado de fora do estádio em Atlético x River Plate.

“Nós não podemos nos esquecer que a aglomeração é o fator de risco. Então, precisamos fazer esse cruzamento dos dados. Mas este é um cruzamento que um computador faz de modo muito fácil. Cruzar 18 mil participantes de um jogo com aqueles que estão doentes pelo número do CPF, o computador faz em questão de horas. Não vamos precisar de dez, 15 dias para fazer essa análise", disse Jackson Machado.

Diante da possibilidade de não ter público no Mineirão contra o Palmeiras, o Atlético cogita mandar a partida de volta da semifinal da Libertadores em outros estádios. Algumas alternativas foram aventadas, como o Parque do Sabiá (em Uberlândia) e o Mané Garrincha (em Brasília).

Tags: galo atleticomg interiormg futnacional seriea libertadores2021