Superesportes

COPA LIBERTADORES

Queda do Fluminense impede semifinal 100% brasileira na Copa Libertadores

Barcelona-EQU vai encarar o Flamengo; Atlético pegará o Palmeiras

Vicente Ribeiro
Semifinais definidas: Galo, de Hulk, contra Palmeiras, de Dudu; Flamengo, de Gabigol, diante do Barcelona, de Mastriani - Foto: Alexandre Guzanshe/EM/DAPress, Nelson Almeida/AFP, Evaristo Sá/AFP, Dolores Ochoa/AFP
eliminação do Fluminense diante do Barcelona-EQU frustrou a perspectiva de uma série semifinal inteiramente dominada por clubes brasileiros na Copa Libertadores. O tricolor empatou por 1 a 1 nesta quinta-feira, no Estádio Monumental, em Guayaquil, e o time equatoriano se classificou para enfrentar o Flamengo na disputa por vaga na decisão. 


Show Player


Caso o Fluminense avançasse, a Libertadores teria clássicos do futebol nacional nas semifinais, além de uma decisão entre brasileiros na final em jogo único, no dia 27 de novembro, no Estádio Centenário, em Montevidéu.

Enquanto o Flamengo - que poderia enfrentar o tradicional rival regional em Fla-Flu histórico - terá pela frente o Barcelona-EQU, Atlético e Palmeiras medirão forças para apontar o outro classificado para a disputa do título. 

O Flamengo avançou às semifinais com resultados elásticos diante do Olimpia: 4 a 1, em Assunção, no Paraguai, no primeiro jogo, e 5 a 1 no Mané Garrincha, em Brasilia, na volta. Já o Palmeiras tirou o São Paulo com empate (1 a 1) no Morumbi e goleada de 3 a 0 no Allianz Parque.


O Atlético, por sua vez, teve triunfos convincentes sobre o River Plate: 1 a 0 no Monumental de Nuñez, em Buenos Aires, e 3 a 0 no Mineirão, diante de quase 18 mil torcedores presentes.

SEMIFINAIS

As semifinais da Libertadores serão nas semanas entre os dias 22 e 23 de setembro, na ida, e 29 e 30 do mesmo mês, na volta. No duelo contra o Barcelona, o Flamengo vai decidir fora de casa, já que fez campanha inferior na fase de grupos. Situação diferente vive o Atlético, time de melhor desempenho na primeira etapa da competição e que definirá a classificação diante do Palmeiras no Mineirão, que poderá receber torcedores. 

QUEDA TRICOLOR

O Fluminense precisava vencer, ou ainda empatar a partir de 3 a 3 para garantir presença nas semifinais. No primeiro duelo diante do Barcelona, no Maracanã, o tricolor suou para buscar o empate em 2 a 2. A missão no jogo da volta ficou mais difícil, pelo fato de os equatorianos terem feito dois gols como visitantes. 

Depois de um primeiro tempo equilibrado, mas com predomínio do Fluminense, a situação ficou favorável aos equatorianos na etapa final. O gol de Mastriani, aos 27min, em lance confirmado após checagem do VAR, foi um golpe duro para o tricolor, que não conseguiu buscar a virada em Guayaquil e acabou eliminado nas quartas de final. No fim, em penalidade, Fred deixou o placar igual, mas insuficiente para o time carioca avançar.