Atlético
None

ATLÉTICO

Atlético x River: reunião veta rua de fogo, estima público e define regras

Mineirão vai receber torcedores no duelo desta quarta-feira à noite, pelas quartas de final da Copa Libertadores

postado em 16/08/2021 17:00 / atualizado em 16/08/2021 17:07

(Foto: Divulgação/Minas Arena)

Reunião realizada nesta segunda-feira oficializou o protocolo a ser seguido no jogo entre Atlético e River Plate, que marcará o retorno do público ao Mineirão durante a pandemia de COVID-19. Foi definido o veto à 'rua de fogo' - recepção de atleticanos aos jogadores no entorno do estádio - e estimado o total de torcedores esperados na partida desta quarta-feira, pelas quartas de final da Copa Libertadores: 17.971 pessoas. O número corresponde a 30% da capacidade total do local, que, segundo a ata do encontro, é de 62.170 espectadores.

Representantes do Atlético, da Federação Mineira de Futebol (FMF), do Mineirão, da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), do Corpo de Bombeiros, da Polícia Civil, da BHTrans e da Comissão de Monitoramento da Violência em Eventos Esportivos e Culturais (Comoveec) estiveram na reunião.

Foram listados 27 pontos que devem ser seguidos durante o jogo - alguns já haviam sido anunciados anteriormente. O Supereportes separou os principais:

  • Deverá ser respeitado o protocolo anti-COVID-19 (uso de máscara, distanciamento social de um assento vertical e um horizontal, higienização das mãos);
  • Todos os que acessarem o estádio deverão apresentar o resultado impresso de um exame negativo para COVID-19 (antígeno ou RT-PCR) realizado com antecedência máxima de 72 horas em relação ao horário do jogo;
  • Não haverá instalação antecipada de faixas e bandeiras por parte das torcidas organizadas no Mineirão;
  • Veto à 'Rua de Fogo' e orientação para evitar aglomerações que propiciem a propagação da COVID-19;
  • Veto a poluição sonora, ambiental, fogos de artifício, bombas e sinalizadores, com multa prevista de R$ 200 mil aos organizadores do evento em caso de descumprimento;
  • Não haverá circulação da linha de ônibus 55, que leva ao Mineirão.

A volta dos torcedores ocorre em um momento em que a pandemia de COVID-19 ainda faz vítimas. Em boletim epidemiológico divulgado na manhã desta segunda-feira, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) informou a ocorrência de 11 mortes e 1.113 casos detectados nas 24 horas anteriores.

Trata-se de números reduzidos em função do sistema de coleta dos dados. Em geral, as atualizações de segunda e terça-feira informam quantidades inferiores às reais. Os outros dias da última semana, por exemplo, registraram sempre mais de 100 mortes e 3 mil casos novos em 24 horas. São valores mais próximos da realidade.

Em Belo Horizonte, foram 387 novos casos e oito novas mortes em 24 horas segundo o boletim mais recente, divulgado na última sexta-feira. A vacinação avança ainda em passos lentos na capital mineira, que, apesar disso, possui dois dos três indicadores da pandemia no "verde" (número médio de transmissão por infectado e ocupação de leitos de enfermaria). O índice de ocupação de leitos de UTI está no "amarelo".

A última vez da torcida no Mineirão foi em 7 de março de 2020, quando o Atlético derrotou o Cruzeiro por 2 a 1 em clássico válido pela primeira fase do Campeonato Mineiro. Aproximadamente 50 mil torcedores do Galo acompanharam o triunfo. De lá para cá, passaram-se 17 meses e 89 partidas sem público no estádio.

Nesta quarta, os torcedores poderão acompanhar uma partida decisiva a partir das 21h30. O Atlético venceu o River na Argentina por 1 a 0, na última quarta-feira, e joga por um empate para avançar à semifinal da Libertadores.

Tags: galo atleticomg interiormg futnacional seriea river plate libertadores2021