Superesportes

CAMPEONATO BRASILEIRO

Juventude x Atlético: veja prováveis escalações para jogo no Brasileiro

Juve e Galo se enfrentam neste domingo, no Alfredo Jaconi, pela 15ª rodada da competição nacional de pontos corridos

Redação
Titular absoluto do Galo, Hulk pode estar entre os poupados caso Cuca prefira mandar a campo um time misto - Foto: Pedro Souza / Atlético Atlético e Juventude medem forças pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro neste domingo, às 16h, no Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul-RS. Há chances de o técnico Cuca mandar a campo um time reserva ou misto. O duelo de ida contra o River Plate, quarta-feira, na Argentina, pelas quartas de final da Copa Libertadores, é também uma preocupação. Já o comandante do Juve, Marquinhos dos Santos, tem de lidar com vários problemas que vão desde o surto de COVID-19 no elenco às questões contratuais de alguns jogadores.  

Juventude  

O Juventude teve duas semanas de folga na tabela do Campeonato Brasileiro devido ao adiamento da partida contra o Fluminense. O que parecia ser uma situação favorável para preparar o time que enfrenta o vice-líder Atlético, se transformou num "pesadelo" graças ao surto de COVID-19 no elenco. 


 
Show Player
Nos últimos dias, seis testes positivos preocuparam a todos no Alfredo Jaconi. O zagueiro Rafael Forster, os laterais Michel Macedo e William Matheus, os volantes Elton e Jadson, e o meia Wagner foram afastados devido ao vírus. 
 
Rafael Forster, William Matheus e Michel Macedo, porém, negativaram depois de um novo teste, que foi realizado na sexta-feira (6). Os três estavam em isolamento desde a semana passada, quando deram positivo para COVID-19, seguindo o protocolo da CBF. Todos eles são considerados titulares, mas a escalação depende da evolução dos atletas até o momento da partida. 
 
Questões contratuais também atrapalham o técnico Marquinhos Santos. O zagueiro Vitor Mendes, o volante Guilherme Castilho e o meia Bruninho, que estão emprestados pelo Atlético, não podem jogar contra o time mineiro.  Por outro lado, o recém-chegado atacante Ricardo Bueno, de 33 anos, já tem condições de jogo e pode estrear contra o Galo.  

O provável Juventude, neste contexto de dúvidas para Marquinhos Santos, começa o jogo com:  Marcelo Carné; Michel Macedo (Paulo Henrique), Didi, Rafael Forster (Cléberson) e William Matheus (Alyson); Dawhan, Ricardinho, Matheus Jesus e Wescley; Paulinho Bóia e Roberson (Ricardo Bueno). 


Atlético 

O Atlético tem a possiblidade de ir a campo contra o Juventude com força máxima. Porém, a maratona de jogos pelo Brasileirão, Copa do Brasil e Libertadores pode levar o técnico Cuca a escalar um time misto. Ele próprio admitiu que pode poupar jogadores em Caxias do Sul-RS. 
 
Show Player
O mistério só será desfeito uma hora antes da partida, quando os clubes são obrigados a divulgar a escalação. Até lá, a dúvida permanece. Se por um lado o Atlético tem o River Plate na quarta-feira, por outro quer permanecer forte na briga pelo título do Campeonato Brasileiro que não ganha desde 1971. 
 
O único desfalque por cartão é Eduardo Vargas. O chileno foi expulso na vitória sobre o Athletico-PR, por 2 a 0, na rodada passada, no Mineirão. Outras três baixas são por contusão. O goleiro Rafael segue em recuperação da fratura no ombro, enquanto Keno, que teve a lesão muscular na coxa esquerda, iniciou o processo de transição física para voltar aos treinamentos. Matías Zaracho, também com lesão muscular, é outro que não viajou. 


 
Já Marrony vive uma peculiaridade. Ele trata de um estiramento do ligamento colateral medial do joelho direito, mas está perto de trocar o Alvinegro pelo Midtjylland, da Dinamarca. 
 
Caso opte por mandar o time titular, Cuca deve escalar o Atlético com Everson; Mariano (Guga), Nathan Silva, Junior Alonso e Dodô; Allan, Jair, Tchê Tchê e Nacho (Alan Franco); Savarino (Dylan) e Hulk.