Superesportes

AÇÃO SOCIAL

Galo e torcedores ajudam atleticano de Igarapé em situação de pobreza

Jorge Nonato, torcedor do Atlético, precisou misturar ração de cachorro com feijão para não passar fome

Redação
Jorge Nonato, torcedor do Atlético em situação de pobreza - Foto: Cleison Borges Uma história de solidariedade tem tomado repercussão nas redes nos últimos dias. Jorge Gomes Nonato, torcedor do Atlético e morador de Igarapé (cidade na Região Metropolitana de Belo Horizonte), vive situação de extrema pobreza e tem contado com a mobilização de outros atleticanos e do próprio clube para ajudá-lo.
Show Player

Tudo começou quando Cleison Borges, amigo de Jorge, compartilhou vídeos expondo a situação do companheiro em grupos no WhatsApp. As imagens rapidamente circularam pelas redes sociais e iniciou-se intensa campanha para reverter a situação do atleticano.
 
Desempregado há seis anos, Jorge sobrevive em condições precárias, com estrutura rudimentar em casa. O homem de 51 anos chegou a misturar ração de cachorro com feijão para não passar fome.


 
Em seus stories no Instagram (@cleison.borges19), Cleison revelou que já conseguiu materiais para reformas na casa do amigo e disse que disponibilizará seus dados para quem quiser ajudar com qualquer quantia.
 
Jorge e Cleison Borges - Foto: Reprodução/Instagram/Cleison Borges
"Várias pessoas querendo ajudar o Jorge. Fico muito grato a todos, de coração! Até o momento, já consegui os materiais para construção do banheiro, uma cama e uma geladeira. Caso alguém queira contribuir de alguma forma, vou deixar minha chave PIX para quem quiser no privado. A prestação de contas farei aqui mesmo", afirmou.
 

Solidariedade 

 
Em entrevista ao Superesportes, Cleison comentou a repercussão da situação e mencionou outros projetos sociais nos quais está envolvido. 
 
"Faço projeto social voluntário, sempre ajudando as famílias que mais precisam, sem recurso nenhum, através de doações. Fiz o vídeo para o Jorge, como faço com todas as outras, mas o dele foi ao extremo, por conta da situação que ele está vivendo", disse.


 
Em seguida, ele reforçou sua felicidade por fazer parte da história de Jorge e incentivou outras pessoas a praticarem ações solidárias. 
 
"Isso traz uma lição muito grande. Sozinho, a gente não faz nada. Se a gente tiver união, consegue bastante coisa. Estou muito feliz de fazer parte da história do Jorge, poder contribuir para que ele consiga fazer o banheiro, arrumar a casinha dele, para que tenha um pouquinho de dignidade", declarou.
 
"Quero incentivar as pessoas também a ajudar o próximo, a fazer o bem. Tem muita gente passando dificuldade aí, que precisa muito de uma doação", completou.
 

Ações do Atlético

 
O Atlético, a partir do Instituto Galo, que promove ações sociais em nome do clube, já está ajudando Jorge. O Galo realizou entrega de cestas básicas na casa do homem, em Igarapé, além de uma camisa oficial do clube.
 
Para além dos produtos de higiene pessoal, carnes, leites e sacolão entregues por um conselheiro, o próximo passo do Atlético é promover uma 'vaquinha' para arrecadar fundos para auxiliar na reforma da estrutura da casa de Jorge. O Instituto Galo busca um emprego para o torcedor e também disponibilizará um médico para atendê-lo.


 
Ao Superesportes, Cleison Borges ressaltou o suporte do Atlético na situação. "O pessoal do Instituto Galo esteve aqui. Vai contribuir com alguns eletrodomésticos, cama, com a construção do banheiro e uma reformadinha da casa. O Galo está dando todo o suporte possível aqui também", afirmou.
 
Através de conselheiro, Atlético ofereceu camisa e ajuda emergencial a Jorge - Foto: Reprodução/Instagram/Cleison Borges
Por fim, seguindo as medidas especiais de prevenção ao contágio por COVID-19, o clube planeja uma ação para levar Jorge à Cidade do Galo, em Vespasiano. O atleticano revelou o sonho de conhecer o atacante Hulk.