Superesportes

ATLÉTICO

Atlético voltará a jogar em período olímpico; relembre desempenho do time

Superesportes apresenta números do Galo durante Olimpíadas anteriores

Túlio Kaizer
Após classificação contra o Boca, Galo volta o foco ao Brasileirão - Foto: Pedro Souza/Atlético

O Atlético iniciará, neste domingo, mais um período de jogos durante o ciclo olímpico. O Galo recebe o Bahia, às 11h, no Mineirão, pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Superesportes fez um levantamento do desempenho do time alvinegro durante o período das Olimpíadas passadas. Veja na galeria abaixo.



Atlético em campo durante os Jogos Olímpicos

Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016: 3 jogos, 2 vitórias, 1 derrota, 4 gols marcados e 4 gols sofridos - EM DA Press
Jogos Olímpicos de Londres, em 2012: 3 jogos, 2 vitórias, 1 empate, 2 gols marcados e 0 gol sofrido - EM DA Press
Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008: 5 jogos, 1 vitória, 1 empate, 3 derrotas, 6 gols marcados e 9 gols sofridos - EM DA Press
Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004: 5 jogos, 2 empates, 3 derrotas, 5 gols marcados e 11 gols sofridos - Arquivo/Estado de Minas
Jogos Olímpicos de Sydney, em 2000: 4 jogos, 1 vitória, 2 empates, 1 derrota, 8 gols marcados e 9 gols sofridos - Arquivo/Estado de Minas
Jogos Olímpicos de Atlanta, em 1996: 1 jogo, 1 empate, 0 gol marcado e 0 gol sofrido - Arquivo/Estado de Minas
Jogos Olímpicos de Barcelona, em 1992: 3 jogos, 2 vitórias, 1 derrota, 4 gols marcados e 2 gols sofridos - Reprodução
Jogos Olímpicos de Seul, em 1988: 3 jogos, 2 vitórias, 1 empate, 4 gols marcados e 2 gols sofridos - Arquivo/Estado de Minas

Se a galeria não aparecer ou não funcionar para você, clique aqui ou atualize esta página.
 
Entre os jogos de Seul, na Coreia do Sul, em 1988, e Rio de Janeiro, em 2016, o Atlético entrou em campo 27 vezes. Foram dez vitórias, oito empates e nove derrotas, com 33 gols marcados e 37 sofridos. Em edições anteriores, os Jogos Olímpicos aconteceram durante período de amistosos do Atlético e, por isso, não foram contabilizados.
 
Os melhores desempenhos foram durante os jogos de Seul, em 1988, e Londres, na Inglaterra, em 2012. Nas duas oportunidades, o Galo jogou três vezes, com duas vitórias e um empate.
 
Já o pior desempenho ocorreu durante o evento em Atenas, na Grécia, no ano de 2004. O Atlético teve dois empates e três derrotas. Naquela temporada, o alvinegro só conseguiu escapar do rebaixamento na última rodada, ao bater o São Caetano, por 3 a 0, no Mineirão.


 
Em 1996, durante os jogos de Atlanta, nos Estados Unidos, o time mineiro fez apenas um jogo - um empate pelo Campeonato Mineiro. A Olimpíada aconteceu justamente no período entre o fim do Estadual e o início do Campeonato Brasileiro.
 
Durante os Jogos Olímpicos de Tóquio, entre 23 de julho e 8 de agosto, o Atlético entrará em campo cinco vezes: três contra o Bahia, sendo duas pela Copa do Brasil e uma pelo Brasileiro, além de Athletico-PR e Juventude, ambos pela Série A.
 
Caso vença o duelo contra o Bahia, domingo, às 11h, no Mineirão, o Galo alcançará uma marca que não tem desde 2015: seis vitórias consecutivas no Campeonato Brasileiro. 
 
O Atlético vem embalado na competição. Desde o retorno de alguns jogadores após o segundo surto de COVID-19 no clube (além de lesões e convocações), o time cresceu no Brasileiro. Na sequência, o Galo bateu: Atlético-GO (4 a 1), Cuiabá (1 a 0), Flamengo (2 a 1), América (1 a 0) e Corinthians (2 a 1).