A Conmebol definiu as datas e horários dos jogos das quartas de final da Copa Libertadores. Atlético e River Plate jogarão nos dias 11 e 18 de agosto, às 21h30.
A primeira partida será no dia 11, no Monumental de Núñez, em Buenos Aires, na Argentina. O jogo de volta será no dia 18, provavelmente no Mineirão. O Galo cogita jogar em Brasília, caso não possa receber público no Gigante da Pampulha.
O Atlético está na chave mais difícil da competição. Nas quartas de final, vai enfrentar o perigoso River Plate, dono de quatro Libertadores (1986, 1996, 2015 e 2018). Caso avance, o adversário alvinegro virá do duelo entre São Paulo e Palmeiras. Do outro lado do chaveamento, o Flamengo encara o Olimpia, que eliminou o Internacional nesta quinta-feira em pleno Beira-Rio. O Barcelona de Guayaquil espera o vencedor de Fluminense e Cerro.
O confronto pelas quartas de final do torneio marca o reencontro de Nacho Fernández com os 'Millonarios'. Um dos principais destaques do Galo na temporada, o meia marcou época no clube de Buenos Aires.
Natural da pequena Castelli, província de Buenos Aires, Nacho Fernández foi revelado pelo Gimnasia y Esgrima, de La Plata. Ele chegou ao River em 2016. Foi pelo clube milionário que o armador conquistou títulos e ganhou notoriedade no cenário sul-americano. Apesar do bom desempenho, quase não teve chances na Seleção Argentina - apenas uma convocação em 2017, feita pelo então técnico Jorge Sampaoli. Ele entrou em campo por apenas 20 minutos na goleada por 6 a 0 sobre Cingapura e contribuiu com uma assistência para Di María.
Nacho foi protagonista do River Plate na histórica campanha no título da Copa Libertadores de 2018, que culminou com vitória sobre o rival Boca Juniors na final. O meio-campista também ganhou duas Recopas Sul-Americanas (2016 e 2019), três Copas da Argentina (2016, 2017 e 2019) e duas Supercopas da Argentina (2017 e 2019) com time comandado pelo técnico Marcelo Gallardo.
Contratado pelo Atlético por cerca de US$ 6 milhões (R$ 32,2 milhões, na cotação da época), Nacho se despediu do River em janeiro de 2021.Emocionado, ele descreveu a trajetória no clube como um sonho.
"Foram cinco anos nos quais vivemos momentos muito bonitos e hoje tenho que me despedir de todos. É um passo na minha carreira que procurava, mas saí de um clube onde tinha amigos e muito carinho, algo que sinto muito. Não imaginava que aconteceria tudo que aconteceu. É sempre muito difícil jogar aqui no River e não esperava fazer isso há cinco anos. Foi um sonho que se tornou realidade. Cresci muito como jogador e como pessoa. Foram muitos anos nos quais vivemos coisas muito fortes, por isso a despedida é com um sentimento muito grande", declarou o jog em entrevista à TyC Sports.
Pelo Atlético, Nacho atuou em 21 partidas e marcou sete gols. O camisa 26 é a grande referência no meio de campo da equipe e foi o responsável por cinco assistências para gols na temporada. O argentino conquistou o título mineiro pelo clube.