O Atlético completou o terceiro jogo consecutivo sem vitória no Campeonato Brasileiro. Pouco inspirado, em noite de futebol ruim na Vila Belmiro, o Galo foi batido pelo Santos, por 2 a 0, neste domingo, pela sétima rodada. Jean Mota e Marcos Guilherme fizeram os gols do Peixe, ambos na etapa final.
Show Player
O Atlético voltou a sentir ausência dos desfalques, mas não correspondeu às expectativas de mostrar melhor futebol que no empate diante da Chapecoense (1 a 1), no Mineirão, e na derrota para o Ceará (2 a 1), no Castelão. Para piorar, o ataque continuou pouco produtivo e passou em branco pela primeira vez neste Brasileiro.
Depois de três jogos sem vencer e duas derrotas consecutivas, o Atlético ficou mais distante da ponta na Série A. O Galo permaneceu com 10 pontos, em posição intermediária. O Santos, que manteve a fama de mandante indigesto para a equipe mineira, ganhou pela terceira vez em casa e passou a somar 11 pontos.
O Atlético terá a chance de encerrar a má fase em casa. Na próxima rodada, quinta-feira que vem, dia 1º de julho, o Galo receberá o Atletico-GO, às 19h, no Mineirão. O Santos voltará a atuar na Vila Belmiro, diante do Sport, quarta-feira (30), às 20h30.
Santos x Atlético: fotos do jogo na Vila pelo Brasileirão
O JOGO
O primeiro tempo foi marcado por poucas chances, em um jogo truncado. Com três volantes - Jair voltou ao time titular no lugar do argentino Zaracho -, o Atlético povoou o meio-campo e marcou o Santos em cima. Mas faltou contundência ofensiva, já que os homens de frente ficaram muito espaçados.
O Santos criou as melhores oportunidades. Everson apareceu em chute de Marcos Guilherme. Em seguida, Jean Mota desviou cruzamento da esquerda, em cabeçada que passou perto. O Peixe teve a iniciativa, mas também foi pouto efetivo na frente. Do lado atleticano, Hulk, muito isolado, ficou preso na marcação. E Keno, fixo pela esquerda, foi alvo fácil.
O Atlético se armou para os contragolpes. Mas só um deles funcionou. Hulk foi lançado pela direita, ganhou na dividida e cruzou. Keno acompanhou a jogada e ficou com a sobra, mas chutou para fora. Foi o melhor lance do Galo no primeiro tempo. "Eles marcaram por pressão, mas temos que ficar mais com a bola, ter mais paciência e acertar o último passe", ensinou Jair.
Marcos Guilherme fez o segundo gol da vitória do Santos: contra-ataques mortais - Foto: Ivan Storti/Santos
CONTRAGOLPES
O jogo começou até pior no segundo tempo, com pouca inspiração e muitos erros dos times. Até que o Santos abriu o placar, aos 11, com Jean Mota, aproveitando bem contragolpe. Ele trocou passes com Kaio Jorge e fuzilou Everson: 1 a 0. Cuquinha mexeu em seguida, trocando Jair por Zaracho e Felipe Felício por Hyoran. Depois, Keno saiu para entrada de Luiz Filipe, enquanto Mariano substituiu Guga.
Na primeira participação, Mariano cruzou e Gabriel, livre, dominou mal e fez falta em Pará, que chegou na cobertura. O Santos diminuiu o ritmo e ficou mais à vontade, apostando no espaço deixado pelo Galo para investir nos contra-ataques. O Atlético criou muito pouco para quem precisava buscar a reação. Chegou em lances esporádicos, como em jogada de Hulk, que acertou o travessão.
No fim, Allan, que já estava 'amarelado', ainda recebeu o segundo cartão e foi expulso. O cenário ficou ainda pior. Aos 48, Madson escapou livre pela direita e rolou para Marcos Guilherme finalizar: 2 a 0. Resultado justo, em atuação que serve de alerta para o Atlético na sequência do Brasileiro e também da temporada.
SANTOS 2 x 0 ATLÉTICO
SANTOS
João Paulo; Pará (Madson), Luiz Felipe, Luan Peres e Felipe Jonatan; Ivonei (Vinícius Balieiro), Jean Mota e Gabriel Pirani (Sánchez); Marinho, Marcos Guilherme e Kaio Jorge
Técnico: Fernando Diniz
ATLÉTICO
Everson; Guga (Mariano), Gabriel, Réver e Guilherme Arana; Allan, Jair (Zaracho), Tchê Tchê (Calebe) e Hyoran (Felipe Felicio); Hulk e Keno (Luiz Filipe)
Técnico: Cuquinha (Cuca cumpriu suspensão)
Motivo: sétima rodada do Campeonato Brasileiro
Local: Vila Belmiro, em Santos
Data: domingo, 27 de junho
Árbitro: Bruno Arleu de Araujo (RJ)
Assistentes: Michael Correia (RJ) e Carlos Henrique Alves de Lima Filho (RJ)
GOLS: Jean Mota, 11, Marcos Guilherme, aos 48min do 2ºT
Cartões amarelos: Guilherme Arana, Zaracho (Atlético); Marinho, Pará, Joao Paulo, Marcos Guilherme (Santos)
Cartão vermelho: Allan