O Atlético fechou uma parceria com a StatsBomb, empresa britânia de análises e estatísticas de futebol. O acordo foi anunciado na tarde desta terça-feira.
A plataforma StatsBomb IQ oferece dados aprofundados sobre 3,4 mil eventos por partida em 80 competições ao redor do mundo e agora passa a estar disponível para o Centro de Informação do Galo (CIGA) e do Departamento de Analytics do clube alvinegro.
"O Clube Atlético Mineiro escolheu o melhor provedor de dados do mundo para começar seu departamento de análises. Um dos princípios estratégicos do nosso clube é, afinal, ser referência na América Latina dentro e fora de campo. Para conquistar isso, é crucial buscar parceiros inovadores e eficientes como o StatsBomb", disse o CEO do Atlético, Plínio Signorini.
"Vamos ganhar competitividade", afirmou Rodrigo Picchioni, um dos Gerentes do departamento de análises do clube. Pedro Picchioni, Head do mesmo departamento, afirmou: "Ser inovador é um dos nossos objetivos. Ser o primeiro departamento de analytics do Brasil a ter o melhor provedor de dados do mundo é mais um exemplo disso".
A StatsBomb possui parcerias com mais de 100 clubes e federações ao redor do planeta. O Atlético é a primeira equipe brasileira a fechar um acordo com a empresa.
"Será muito bom trabalhar com um dos maiores clubes do Brasil. Ao longo de nossas conversas, o departamento de analytics do Clube Atlético Mineiro demonstrou uma fantástica ambição e compreensão do papel que nossos dados e plataforma de IQ podem desempenhar em seus preparativos. Estamos muito satisfeitos por estarmos expandindo para o Brasil e ansiosos por mais oportunidades na região", disse Pablo Peña Rodríguez, Chefe de Inovação Tática e Desenvolvimento de negócios do StatsBomb.
Fundado pelo ex-analista Ted Knutson, StatsBomb começou como um blog de análise. Depois, progrediu para consultoria em recrutamento baseado em dados e análise de desempenho para equipes profissionais e, em 2018, adquiriu a ArqamFC, empresa de coleta de dados sediada no Cairo, capital do Egito, e passou a coletar e fornecer seus próprios dados.
A introdução dos dados da StatsBomb foi um ponto de virada para a análise do futebol, uma vez que introduziu métricas anteriormente indisponíveis, como pressões, altura da bola no ponto de impacto do chute, posicionamento do goleiro, frames congelados para chutes e o pé com que cada passe é jogado.
Em 2021, o StatsBomb aprimorou a entrega de dados com o lançamento do StatsBomb 360, que adicionou um dashboard on time de todas as localizações dos jogadores com os mais de 3000 eventos com a bola que são coletados por partida. A plataforma está ativa em 20 países.
A plataforma StatsBomb IQ oferece dados aprofundados sobre 3,4 mil eventos por partida em 80 competições ao redor do mundo e agora passa a estar disponível para o Centro de Informação do Galo (CIGA) e do Departamento de Analytics do clube alvinegro.
"O Clube Atlético Mineiro escolheu o melhor provedor de dados do mundo para começar seu departamento de análises. Um dos princípios estratégicos do nosso clube é, afinal, ser referência na América Latina dentro e fora de campo. Para conquistar isso, é crucial buscar parceiros inovadores e eficientes como o StatsBomb", disse o CEO do Atlético, Plínio Signorini.
"Vamos ganhar competitividade", afirmou Rodrigo Picchioni, um dos Gerentes do departamento de análises do clube. Pedro Picchioni, Head do mesmo departamento, afirmou: "Ser inovador é um dos nossos objetivos. Ser o primeiro departamento de analytics do Brasil a ter o melhor provedor de dados do mundo é mais um exemplo disso".
A StatsBomb possui parcerias com mais de 100 clubes e federações ao redor do planeta. O Atlético é a primeira equipe brasileira a fechar um acordo com a empresa.
"Será muito bom trabalhar com um dos maiores clubes do Brasil. Ao longo de nossas conversas, o departamento de analytics do Clube Atlético Mineiro demonstrou uma fantástica ambição e compreensão do papel que nossos dados e plataforma de IQ podem desempenhar em seus preparativos. Estamos muito satisfeitos por estarmos expandindo para o Brasil e ansiosos por mais oportunidades na região", disse Pablo Peña Rodríguez, Chefe de Inovação Tática e Desenvolvimento de negócios do StatsBomb.
Sobre o StatsBomb
Fundado pelo ex-analista Ted Knutson, StatsBomb começou como um blog de análise. Depois, progrediu para consultoria em recrutamento baseado em dados e análise de desempenho para equipes profissionais e, em 2018, adquiriu a ArqamFC, empresa de coleta de dados sediada no Cairo, capital do Egito, e passou a coletar e fornecer seus próprios dados.
A introdução dos dados da StatsBomb foi um ponto de virada para a análise do futebol, uma vez que introduziu métricas anteriormente indisponíveis, como pressões, altura da bola no ponto de impacto do chute, posicionamento do goleiro, frames congelados para chutes e o pé com que cada passe é jogado.
Em 2021, o StatsBomb aprimorou a entrega de dados com o lançamento do StatsBomb 360, que adicionou um dashboard on time de todas as localizações dos jogadores com os mais de 3000 eventos com a bola que são coletados por partida. A plataforma está ativa em 20 países.