Em uma iniciativa pessoal, o presidente do Atlético, Sérgio Coelho, se engajou em uma campanha para divulgar uma ação simples e que pode ajudar milhares de entidades beneficentes em todo o Brasil. Trata-se da destinação, por meio de doação, de parte do imposto de renda devido à Receita Federal, para o Fundo da Infância e Adolescência (FIA) e o Fundo Municipal do Idoso (FMI).
Apesar de ser pouco conhecido, esse tipo de doação, via declaração de Imposto de Renda, pode mudar a realidade de algumas instituições.
Quem declara o Imposto de Renda pelo modelo completo pode destinar 3% do imposto devido para o Fundo da Infância e Adolescência e outros 3% para o Fundo Municipal do Idoso. O gesto não custa nada aos doadores. Esse é apenas um mecanismo legal de destinar parte do imposto devido ao “Leão” para essas instituições.
O mandatário atleticano sugere que as doações do FIA e do FMI sejam feitas a duas instituições localizadas em municípios da Região Central de Minas Gerais. São elas: Apae de Crucilândia (CNPJ: 15.154.334/0001-97) e Santa Casa de Itaguara (CNPJ: 32.679.2330001-59).
Saiba como ajudar:
No momento de preencher a declaração completa do Imposto de Renda, clique em ‘Doações Diretamente na Declaração’ elegendo o fundo para o qual será destinada a doação (FIA e FMI). Selecione o fundo de Crucilândia ou Itaguara e preencha espaço com o CNPJ correspondente.
O valor máximo de destinação é calculado automaticamente pelo próprio sistema. Esse tipo de doação só está disponível no modelo completo de declaração do IR.
Após preencher todos os dados, imprima o Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF) gerado e faça o pagamento. Esse valor será restituído posteriormente.
Sérgio Coelho tem por hábito divulgar ações como essa e ajudar instituições beneficentes que cuidam de crianças e idosos.