Análise: Galo apresenta seu espetáculo do crescimento
Na goleada por 4 a 0 sobre Cerro Porteño-PAR, time finalmente mostrou o desempenho desejado pela torcida e prometido por Cuca no mês passado
Paulo Galvão
Atacante Hulk repetiu o jogo contra o América de Cali-COL e marcou dois gols diante do Cerro Porteño - Foto: Pedro Souza/Atlético
O crescimento prometido pelo técnico Cuca depois da derrota por 1 a 0 para o Cruzeiro, em clássico pelo Campeonato Mineiro, disputado em 11 de abril, finalmente foi apresentado pelo Atlético. A goleada por 4 a 0 sobre o Cerro Porteño-PAR, na noite desta terça-feira (4/5), no Mineirão, serviu não só para o Alvinegro assumir a liderança isolada do Grupo H da Copa Libertadores, mas também para acalmar definitivamente quem estava preocupado com o desempenho da equipe desde o retorno do comandante do título sul-americano de 2013, em março.
Tudo bem que não foi dentro do prazo de 10 dias estipulado pelo próprio treinador, mas o importante é que o Galo fez uma grande partida contra os paraguaios. Claro que o gol logo aos 8min, em falha clamorosa do zagueiro Patiño, facilitou as coisas, mas é inegável que o time vem crescendo e sendo brilhante em alguns momentos.
O time tem sido inteligente, alternando pressão no ataque com recuo estratégico para explorar as descidas dos adversários. Já havia feito isso no Estadual e na própria Libertadores, mas não com tanta consistência defensiva quando do jogo contra o Cerro, que não ameaçou o gol de Everson quase nunca.
Para completar, os erros individuais foram minimizados. Mais que isso, o volante Tchê Tchê que vinha sendo muito criticado justamente por errar em zona perigosa, fez grande partida tanto defensiva quanto ofensivamente, tendo criado excelentes jogadas.
E Hulk parece ter encontrado seu lugar no time, mais centralizado, mas com liberdade para se movimentar. Aos poucos, vai tendo entrosamento perfeito com Savarino, com quem, teoricamente, disputava a posição no começo da temporada e que agora virou grande parceiro.
Outro ponto positivo é o fato de ninguém se dar por satisfeito na Cidade do Galo. Todos falam em continuar evoluindo, que é importante para não haver acomodação, que pode ser fatal para quem almeja grandes coisas na temporada.
Atlético 4 x 0 Cerro Porteño: fotos do jogo no Mineirão pela Libertadores