O empate por 1 a 1 com o modesto Deportivo La Guaira na estreia da Copa Libertadores tende a aumentar a pressão da torcida sobre o trabalho do técnico Cuca no Atlético. Nesta quarta-feira à noite, logo depois da partida, circulou nas redes sociais uma imagem de uma pichação em um tapume da Arena MRV, futuro estádio do clube, pedindo a saída do comandante: ‘Fora Cuca’.
No duelo realizado no Estádio Olímpico Universitario de Caracas, na Venezuela, o Atlético mais uma vez mostrou falta de repertório, a ponto de cruzar 59 bolas na área do La Guaira. O rival saiu na frente, com gol de Adrián Martínez, aos 20 do primeiro tempo. Zaracho empatou para o Galo aos 19 da etapa complementar. No fim, o goleiro Everson fez defesas importantes e evitou um resultado ainda pior.
Nessa segunda passagem pelo Atlético, Cuca soma sete jogos, com quatro vitórias, duas derrotas e um empate. As cobranças aumentaram após os reveses no Campeonato Mineiro para a Caldense, por 2 a 1, em Poços de Caldas, e principalmente para o rival Cruzeiro, por 1 a 0, no Mineirão. Desde então, o treinador prometeu uma equipe mais ajustada na estreia da Copa Libertadores. Apesar disso, diante do La Guaira, nenhuma evolução tática foi vista.
Depois da vitória para o Boa Esporte, por 2 a 1, no último domingo, Cuca chegou a se queixar do tom das perguntas feitas pelos jornalistas na entrevista coletiva, entendendo que havia uma cobrança excessiva sobre o seu trabalho. Já na segunda-feira, à TV Galo, canal oficial do Atlético, ele pediu paciência à torcida e união ao grupo no sentido de ser formada uma família em prol do clube.
Cuca tem em mãos um elenco milionário, com estrelas como Hulk e Nacho Fernández. No entanto, a montagem do grupo foi idealizada por seu antecessor, Jorge Sampaoli, que abandonou o projeto no Atlético para assumir o Olympique de Marselha, da França. Parceiros investiram mais de R$ 200 milhões em reforços para tentar reconduzir o clube aos títulos de expressão. O último foi a Copa do Brasil de 2014. Essa é a grande responsabilidade do treinador paranaense de 57 anos.
Na primeira passagem pelo Atlético, entre 2011 e 2013, Cuca conquistou o bicampeonato mineiro (2012/2013) e o inédito título da Libertadores de 2013.