Superesportes

ATLÉTICO

Documentário sobre o Atlético estreia em festival de cinema de Buenos Aires

'Lutar, Lutar, Lutar' mostra a história de redenção do Galo até a conquista da Copa do Brasil de 2014

Luiz Henrique Campos
'Lutar, Lutar, Lutar' mostra a história de redenção do Galo até a conquista da Copa do Brasil de 2014 - Foto: Divulgação  
O documentário “Lutar, Lutar, Lutar”, que mostra a redenção do Atlético ao longo de toda sua história, desde 1908 até a conquista da Copa do Brasil de 2014, estreia nesta sexta-feira (19) no Festival de Cinema de Buenos Aires (Bacifi), na Argentina. O filme é dirigido pelos cineastas mineiros Helvécio Marins Júnior e Sérgio Borges, e tem roteiro e produção do jornalista Fred Melo Paiva, colunista do jornal Estado de Minas.


 
 
O documentário tem 110 minutos de duração e é fruto de um trabalho que reuniu 400 horas de material, incluindo imagens de arquivo do jornal Estado de Minas e da TV Alterosa. Mais de 50 pessoas foram entrevistadas no processo, dentre elas ex-jogadores, técnicos, antigos dirigentes e jornalistas. Após a estreia na Argentina, “Lutar, Lutar, Lutar” será inicialmente exibido pela ESPN, co-produtora do filme. 
 
Segundo o roteirista e produtor Fred Melo Paiva, o documentário não é contado de forma cronológica. “São assuntos e sentimentos que se entrelaçam. Buscamos as derrotas injustas para o Flamengo, no início dos anos 1980, e fizemos um encontro redentor com a vitória histórica sobre a equipe carioca na Copa do Brasil de 2014”, afirmou. 
 
A produção também relembra os fracassos e as glórias do Galo em campeonatos estaduais, nacionais e continentais. Destaque também para a trajetória da equipe alvinegra na Série B do Campeonato Brasileiro de 2006 e na Copa Libertadores da América de 2013.  
 

Entrevistados

 
O documentário tem a participação de vários convidados. O ex-atacante Vavá, remanescente da geração da década de 1950, que excursionou com o clube na famosa viagem dos Campeões do Gelo à Europa, é um dos entrevistados. Reinaldo, Éder Aleixo, Toninho Cerezo e Luizinho, craques dos anos 1980, e atletas campeões da Copa Libertadores de 2013 estão presentes.