O Atlético ainda não tem todos os documentos necessários para inscrever o jogador de 31 anos no Boletim Informativo Diário (BID), da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Esse processo é pré-requisito para que Nacho possa, enfim, jogar.
O período de inscrições de jogadores contratados do exterior - caso do meio-campista, ex-River Plate - começou em 1º de março. A diretoria alvinegra trata o processo como “trâmite normal de transferência” e espera conseguir inscrevê-lo até sexta-feira.
Mesmo se for registrado a tempo, Nacho ainda não sabe se estreará no próximo compromisso do Atlético, neste sábado. A equipe alvinegra enfrenta o Patrocinense, a partir das 16h30, no Independência, pela quarta rodada da fase classificatória do Campeonato Mineiro.
Além das questões legais, a incerteza se deve à condição física de Nacho. O argentino não joga desde 12 de janeiro, quando o River Plate venceu o Palmeiras por 2 a 0 no Allianz Parque, mas foi eliminado na semifinal da Copa Libertadores de 2020.
Depois disso, precisou passar por uma cirurgia de varicocele (vasos testiculares), que o afastou dos gramados por um período. Iniciou os treinos na Cidade do Galo em 24 de fevereiro, há duas semanas.
Veja todas as contratações dos clubes da Série A para a temporada 2021
“Nacho está treinando. Existe um programa para ele, para gradativamente retomar a condição física. Ele ficou um tempo de inatividade, todos sabem disso. A cada dia evoluindo, dentro do trabalho planejado”, explicou o auxiliar Lucas Gonçalves, responsável por comandar o time interinamente até a chegada do técnico Cuca.
“Eu sei, já conversamos sobre isso, da ansiedade do torcedor, da imprensa, para vê-lo estrear. Mas isso vai ser feito com calma e planejamento, sem pular etapas. Para que quando ele estreie, esteja na melhor condição possível”, completou.
O meia se divide entre treinamentos específicos para aprimoramento físico e atividades com bola ao lado dos demais jogadores. Nesta terça-feira, por exemplo, foi fotografado na academia. No gramado, apareceu usando tênis de corrida em meio a atletas que se reapresentaram após dez dias de descanso. E, por enquanto, não tem data definida para estrear.
Nacho (centro) em campo no treino do Atlético nesta terça-feira - Foto: Pedro Souza/Atlético