O Atlético teve muitas dificuldades para superar a retranca do vice-lanterna Coritiba, na tarde deste sábado, no Mineirão. Mas, graças a uma jogada individual e finalização perfeita do meia Hyoran e um lance de puro oportunismo do atacante Eduardo Sasha, venceu por 2 a 0 e segue vivo na luta pelo título do Campeonato Brasileiro.
Com o triunfo, o Galo assumiu - provisioriamente - a vice-liderança, com 49 pontos, quatro a menos que o São Paulo. Terceiro colocado, o Flamengo tem 48. As duas equipes jogam neste sábado. Já o Coritiba segue na penúltima posição, com 21 pontos.
Os dois times voltam a campo apenas em 2021. O Coritiba recebe o Goiás, em 6 de janeiro, pela 28ª rodada. O Galo jogará apenas na 29ª rodada, contra o Bragantino, fora de casa. A partida será realizada no dia 11 de janeiro.
Atlético x Coritiba: veja imagens da partida no Mineirão
O jogo
Sem volantes para escalar na equipe titular, Sampaoli apostou no trio Zaracho, Nathan e Hyoran no meio-campo. O argentino atuou mais recuado para auxiliar na saída de bola. Na defesa, Réver voltou na vaga de Gabriel.
Com Zaracho em campo, o Atlético conseguiu criar algumas boas oportunidades nos primeiros minutos. O argentino, com boa qualidade no passe, achou boas jogadas no início. Mas ele deixou o campo rapidamente. Com lesão muscular, foi substituído por Calebe, aos 14 minutos.
Antes disso, o Galo já tinha acertado o travessão, em cobrança de falta de Hyoran, e obrigado Wilson a fazer grande defesa, em cabeceio de Vargas.
Depois da mudança, o alvinegro passou a encontrar mais dificuldades. O Coritiba se fechou, com os 11 jogadores dentro da própria intermediária. O Coxa buscava uma bola no contra-ataque. E teve chances. Giovanni Augusto, duas vezes, e Matheus Galdezani, também duas vezes, tiveram excelentes chances para balançar as redes, todas após saídas em velocidade.
O Galo, sem espaços, abusou dos cruzamentos (24 no primeiro tempo). Bem marcado, Keno foi muito acionado, mas pouco produziu. De fora da área, o time tentava finalizações, mas não levava perigo. A última, de Keno, foi a melhor, mas Wilson espalmou para escanteio.
O Atlético voltou para a etapa final com as mesmas dificuldades. A equipe seguiu sem conseguir construir as jogadas e entrar na área do Coritiba. O meio da defesa paranaense estava bem congestionado. Pelos lados, as jogadas não fluíram. O Coxa, sem se expor muito, quase abriu o placar em cabeceio perigoso de Rhodolfo.
Sampaoli mexeu na equipe, colocando Alan Franco na vaga de Calebe, que não teve boa atuação. O Atlético foi para cima, seguiu com dificuldades e espera uma jogada individual para abrir o placar. E ela veio, com Hyoran. O meia carregou a bola, abriu espaço na lateral da área e, em finalização de média-distância, acertou o ângulo de Wilson para abrir o placar: 1 a 0.
O técnico Pachequinho mexeu no Coritiba. Acionou peças ofensivas. Robson, um dos suplentes, finalizou com força, mas Everson fez milagre para evitar o empate.
Pouco depois, Sampaoli mexeu no time. Colocou Eduardo Sasha e Igor Rabello em campo. O atacante, no primeiro lance, recebeu de Arana e finalizou rasteiro, sem chances para Wilson: 2 a 0 e vitória do Galo em jogo duro no Mineirão.
ATLÉTICO 2 X 0 CORITIBA
Atlético
Everson; Guga, Réver, Junior Alonso e Guilherme Arana; Matías Zaracho (Calebe, 14/2°T, depois Alan Franco, 17/2°T), Nathan (Eduardo Sasha, 36/2°T) e Hyoran; Savarino, Keno e Eduardo Vargas (Igor Rabello, 36/2°T)
Técnico: Jorge Sampaoli
Coritiba
Wilson; Natanael, Rhodolfo, Sabino e Jonathan; Matheus Sales (Matheus Bueno, no intervalo), Matheus Galdezani, Hugo Moura (Pablo Thomaz, 32/2°T) e Giovanni Augusto; Rafinha (Robson, 28/2°T) e Neilton (Cerutti, 32/2°T)
Técnico: Pachequinho
Gols: Hyoran, aos 20/2°T; Eduardo Sasha, aos 37/2°
Motivo: 27ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: estádio Mineirão, em Belo Horizonte
Data e horário: sábado, 26 de dezembro, às 17h
Árbitro: Marielson Alves Silva (BA)
Assistentes: Fabiano da Silva Ramires (ES) e Vanderson Antonio Zanotti (ES)
VAR: Gilberto Rodrigues Castro Junior (PE)