O Atlético começou o Campeonato Brasileiro com uma sequência avassaladora em casa. Foram sete vitórias consecutivas em Belo Horizonte. Nas últimas rodadas, no entanto, o time perdeu força como mandante e acabou deixando a liderança da Série A escapar.
Nos últimos seis jogos no Mineirão, o Galo venceu duas (Flamengo, por 4 a 0, e Botafogo, por 2 a 1), empatou três (Fluminense, por 1 a 1, Sport, por 0 a 0, e Internacional, por 2 a 2) e perdeu uma (Athletico-PR, por 2 a 0).
Num recorte apenas das últimas seis rodadas de cada time como mandante na competição - período que marcou a queda de rendimento do Atlético -, a equipe comandada por Jorge Sampaoli está na ‘segunda página’ da classificação (11° lugar), com nove pontos somados.
No mesmo período, concorrentes do Galo na briga pelo título tiveram melhores desempenhos como mandante. Grêmio (18 pontos), Santos (12 pontos), Palmeiras e São Paulo (12 pontos) e Fluminense e Flamengo (11 pontos) foram superiores aos mineiros.
O desempenho recente em casa fez as chances de título do Atlético despencarem. Antes do empate com o Internacional, por 2 a 2, no último domingo, o Galo tinha 21,2% de chance de ficar com a taça. Agora, passou para 10,6%. Os números são do site Probabilidades do Futebol, gerenciado pelo Departamento de Matemática da UFMG.
Melhor mandante
O bom desempenho na primeira parte do Campeonato Brasileiro faz o Atlético manter o posto de melhor mandante da competição. Até o momento, são nove vitórias, três empates e uma derrota (30 pontos conquistados).
Na sequência estão Grêmio, Fluminense e São Paulo, todos com 25 pontos. O time paulista jogou duas vezes a menos em casa. Por isso, pode ultrapassar o Galo quando igualarem esse número.
E o confronto será justamente entre as duas equipes, no dia 16 de dezembro, no Morumbi. Antes, o São Paulo receberá o Botafogo, também em casa.
Classificação dos times nas últimas seis partidas como mandante
Não conseguiu ver a galeria? Clique aqui
Não conseguiu ver a galeria? Clique aqui