Superesportes

CAMPEONATO BRASILEIRO

Atlético busca virada, mas cede empate ao Internacional e se distancia da liderança

Com resultado no Mineirão, Galo fica a quatro pontos do líder São Paulo

José Cândido Junior
Atlético amarga empate no fim em duelo contra Inter - Foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press
Em jogo intenso e de reviravoltas no Mineirão, o Atlético ficou no empate por 2 a 2 com o Internacional, neste domingo, pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Galo saiu atrás no placar, conseguiu a virada, mas cedeu o segundo gol ao Colorado nos minutos finais da partida. 


O Inter fez o primeiro gol do jogo aos 8 minutos, com Yuri Alberto. A reação do Atlético começou na sequência: Musto marcou contra após cruzamento de Réver, aos 10min. O Galo virou em bela jogada entre Keno e Hyoran, que anotou de cabeça, aos 15min do segundo tempo. No entanto, em falha alvinegra na saída de bola, Peglow aproveitou e deixou tudo igual no Mineirão, aos 42 minutos. 

Com o resultado, o Atlético fica no segundo lugar do Brasileiro, com 43 pontos, e vê o São Paulo abrir vantagem na liderança. Neste domingo, o Tricolor bateu o Sport e chegou aos 47 pontos e um jogo a menos — contra o Botafogo, na próxima quarta, às 21h30, no Morumbi. O Inter cai da quarta para a sexta posição, com 38 pontos. 

Na 25ª rodada do Brasileiro, o Atlético enfrenta o Athletico-PR. O jogo será no próximo sábado, às 17h, na Arena da Baixada, em Curitiba. No mesmo dia, o Internacional encara o Botafogo, às 19h, no Beira-Rio. Antes, na quarta-feira, o time gaúcho entra em desvantagem na decisão diante do Boca Juniors, em Buenos Aires, pelas oitavas de final da Copa Libertadores da América.


O jogo 


Escalado com três zagueiros, o Atlético manteve o estilo ofensivo e controlou as ações no primeiro tempo, mas esbarrou na marcação efetiva do Internacional. Logo no início do jogo,  a primeira chance do Galo: Guilherme Arana avançou com liberdade e bateu forte, cruzado, de fora da área,  mandando rente à trave de Marcelo Lomba. Na resposta, o Inter aproveitou falha defensiva do adversário e abriu o placar no Mineirão, aos oito minutos. Marcos Guilherme recebeu passe de Leandro Fernández e cruzou da ponta direita. Yuri Alberto passou por Guga,  se antecipou a Igor Rabello,  que nem saltou lance, e cabeceou para baixo, no canto esquerdo de Everson: 1 a 0

O empate do Atlético não demorou. Aos dez minutos, em disputa na grande área após cobrança de escanteio, a bola sobrou para Réver. Na risca da área, pela direita, o zagueiro cruzou rasteiro para o meio. Musto tentou o corte, mas mandou para a própria rede: gol contra. Com maior posse de bola na etapa (65% a 35%), o Alvinegro teve dificuldades para superar a postura defensiva do time gaúcho e arriscou chutes de longa distância com Guga e Keno. 

A partir dos 38 minutos, Vargas apareceu bem e criou boas oportunidades para o Atlético. Na primeira, o chileno, na pequena área, foi lançado por Keno e balançou a rede, mas foi assinalado impedimento no lance; na sequência, o camisa 10 tirou tinta da trave direita de Lomba em chute rasteiro, cruzado, da entrada da área; já nos acréscimos, foi um sem-pulo, de primeira, que passou sobre o travessão, também com perigo. 



No segundo tempo, o Atlético voltou mais agressivo e explorou bem as jogadas pelas pontas. Aos 11min, quase o segundo gol: Keno cruzou da esquerda, Hyoran escorou para Eduardo Sasha, que completou também de cabeça. A bola passou raspando a trave, no contrapé de Lomba. A virada, no entanto, não demorou muito e teve roteiro parecido. Keno, novamente, cruzou da esqueda para o meio da área. Hyoran passou em velocidade pela marcação de Uendel e cabeceou firme no canto esquerdo: 2 a 1

O Inter reagiu após o gol, apostou em formação mais ofensiva e e pressionou em busca do empate. Thiago Galhardo entrou no lugar de Fernández, aos 17 minutos, e criou boa chance para Yuri Alberto em cruzamento. O atacante, porém, não alcançou a bola. Pouco depois, Rodrigo Lindoso, em chute de fora da área, também assustou Everson. Mas foi Galhardo que teve a melhor oportunidade para anotar o segundo do Colorado. Aos 29min, o artilheiro recebe na área e finalizou forte. O goleiro atleticano fez ótima defesa. 

Aos 42 minutos, o Internacional conseguiu o empate. Após recuo na ‘fogueira’ de Allan, Réver tentou afastar, mas mandou a bola na cabeça de Maurício. Peglow aproveitou a sobra, entrou livre na área e tocou na saída de Everson: 2 a 2


Peglow marcou o gol de empate do Internacional - Foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press


ATLÉTICO 2 X 2 INTERNACIONAL 

Atlético: Everson; Gabriel, Réver e Igor Rabello; Guga, Allan, Hyoran (Zaracho) e Guilherme Arana; Eduardo Sasha (Alan Franco), Vargas (Marrony) e Keno (Nathan). Técnico: Jorge Sampaoli. 

Internacional: Marcelo Lomba; Rodinei, Zé Gabriel, Lucas Ribeiro, Víctor Cuesta e Uendel; Musto (Rodrigo Lindoso), Rodrigo Dourado (Praxedes) e Patrick; Marcos Guilherme (Maurício), Yuri Alberto (Peglow) e Leandro Fernández (Thiago Galhardo). Técnico: Leomir de Souza. 

Gols: Yuri Alberto (Internacional), aos 8min do 1ºT; Musto (contra), aos 10min do 1ºT; Hyoran (Atlético), aos 15min do 2ºT; Peglow (Internacional), aos 42min do 2ºT

Cartões amarelos: Igor Rabello, Hyoran (Atlético); Marcos Guilherme, Musto (Internacional)

Motivo: 24ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: estádio Mineirão, em Belo Horizonte
Data e horário: 6 de dezembro, domingo, às 18h15
 
Árbitro: Bruno Arleu de Araujo (Fifa/RJ)
Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa e Thiago Henrique Neto Correa Farinha (Fifa/RJ)
Árbitro de Vídeo: Rodrigo Nunes de Sá (RJ)