O Atlético enviou um ofício à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para reclamar da arbitragem na vitória de virada sobre o Corinthians, no último sábado, por 2 a 1, na Neo Química Arena, pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro. Em nota enviada, o clube mineiro faz duras cobranças por causa de um pênalti não marcado do zagueiro Gil em cima do atacante Eduardo Vargas. De acordo com o Galo, aconteceu um escândalo.
Na nota, assinada pelo presidente Sérgio Sette Câmara e pelo vice Lásaro Cândido da Cunha, o Atlético reclama da arbitragem, pede a divulgação dos áudios da conversa entre o árbitro, Rodrigo Dalonso Ferreira (SC), com o comandante do VAR, Pathrice Wallace Corrêa Maia (RJ), e cobra o afastamento da dupla.
“O Clube Atlético Mineiro vem apresentar reclamação, requerer publicização dos áudios e vídeos do VAR, além de protestar veementemente em face de penalidade máxima clara não anotada em seu favor, na partida disputada por Sport Club Corinthians Paulista e Clube Atlético Mineiro em 14.11.2020, válida pela Série A do Campeonato Brasileiro 2020.
Conforme público e notório, veiculado por toda a mídia nacional, aconteceu um verdadeiro escândalo na arbitragem do jogo acima referido, em que o árbitro de campo, com visão frontal do lance aos quatro minutos, deixou de assinalar uma penalidade máxima, não tendo tampouco aplicado o cartão vermelho pelo “agarrão” feito pelo zagueiro Gil do Corinthians”, diz o início da nota.
O Atlético também cobra o presidente da comissão de arbitragem, Leonardo Gaciba, para falar sobre o assunto. O alvinegro relembrou que o ex-árbitro deu entrevista ao canal Sportv para falar que a arbitragem errou e favoreceu o Galo em lance duvidoso na vitória por 3 a 0 sobre o São Paulo, no Mineirão, pela 7ª rodada do Brasileiro - clique aqui e relembre.
“Em sendo assim, requer o Atlético que o Presidente da Comissão de Arbitragem publicize de imediato sua opinião sobre o bizarro lance, como fez em relação à arbitragem do jogo do Atlético contra o São Paulo FC, além de publicizar de imediato os áudios e vídeos do VAR do jogo do último sábado, liberando obviamente cópia ao Atlético, para estudar as medidas adicionais cabíveis, inclusive perante o STJD, se for o caso”.
Lance contra o Flamengo
Na goleada por 4 a 0 sobre o Flamengo, no Mineirão, em duelo válido pela 20ª rodada, o Atlético também se sentiu prejudicado pela arbitragem. No último lance da partida, Marrony foi derrubado dentro da área, mas a penalidade não foi marcada. Na nota à CBF, o alvinegro relembrou o lance para mostrar que vem sendo prejudicado constantemente na competição.
“É importante realçar que a medida deve ser imediata e urgente, porque o Atlético já tem compromisso pelo Campeonato Brasileiro na próxima quarta-feira, e novamente teme pela não observância dos protocolos e que seja mais uma vez gravemente prejudicado em lances capitais. (Não é preciso muito esforço para se rememorar que no jogo contra o Flamengo em 08.11.2020 houve pênalti claríssimo no último lance da partida, e que também não houve atuação correta da arbitragem em relação ao referido lance capital, apesar de àquela altura o placar já estar em 4 x 0.) O Atlético vem sendo sucessivamente prejudicado em lances capitais e elementares e espera transparência, lisura e respeito da Comissão de Arbitragem”.
Veja abaixo a nota completa (se o pdf não aparecer, clique aqui)