Com o objetivo de recuperar a liderança, o Atlético enfrenta o Bahia nesta segunda-feira, às 20h, no estádio de Pituaçu, em Salvador, no complemento da 17ª rodada do Campeonato Brasileiro. O time treinado por Jorge Sampaoli se vê obrigado a ganhar fora de casa após seus principais concorrentes na disputa pelo título terem vencido no domingo.
Na Arena Neo Química, em São Paulo, o Flamengo atropelou o Corinthians por 5 a 1 - gols de Éverton Ribeiro, Vitinho, Natan, Bruno Henrique e Diego. Já no Beira-Rio, em Porto Alegre, o Internacional bateu o Vasco por 2 a 0. O volante Edenílson e o meia Thiago Galhardo - artilheiro da Série A, com 14 gols - balançaram a rede.
Caso derrote o Bahia, o Atlético igualará os 34 pontos de gaúchos e cariocas no Brasileirão e voltará ao topo em razão da superioridade no número de vitórias: 11 a 10. Neste momento, a classificação mostra o Inter em primeiro, com vantagem no saldo sobre o segundo colocado Flamengo: 15 a 11.
As estatísticas da competição e o perfil de Sampaoli indicam que o Galo deverá tomar a iniciativa da partida mesmo longe de Belo Horizonte. Segundo o SofaScore, a posse de bola média do time na Série A é de 59,3%, ante 48,1% de um Bahia possivelmente reativo por orientação do ex-cruzeirense Mano Menezes, que cumprirá suspensão e será substituído por Cláudio Prates.
Individualmente, o alvinegro conta com a boa fase do atacante Keno, autor de oito gols em 15 partidas no Brasileirão, enquanto o tricolor aposta na retomada do faro de artilheiro do centroavante Gilberto, que balançou a rede apenas duas vezes na competição - número distante dos 14 assinalados por ele na edição de 2019.
As novidades no Galo em relação ao empate por 1 a 1 com o Fluminense, na última quarta-feira, são o zagueiro Junior Alonso, o volante Alan Franco e o atacante Savarino. Os três desfalcaram o time por terem sido convocados às seleções do Paraguai, do Equador e da Venezuela. Por outro lado, Sampaoli não terá o volante Allan, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Ele dará lugar a Jair.
Matemática da Série A
A matemática do Campeonato Brasileiro aponta o Atlético com 42,3% de probabilidade de título, segundo o site Chance de Gol. Flamengo, com 26,2%, e Internacional, 25,6%, também estão bem cotados. O São Paulo, atual quarto colocado, tem apenas 4,1%. Os demais clubes estão abaixo de 1%.
Vale lembrar que o Galo tem uma partida a menos que Inter e Fla. O duelo contra o Athletico-PR, no Mineirão, pela sexta rodada, ainda não teve a data definida pela Confederação Brasileira de Futebol.
Adversário
Em 16º no Brasileiro, com 16 pontos, o Bahia luta para se afastar da zona de rebaixamento. Além de não contar com o técnico Mano Menezes à beira de campo, o tricolor está desfalcado dos atacantes Élber e Rossi, expulsos no empate por 1 a 1 com o Goiás, quinta-feira, em Goiânia. Já o zagueiro Ernando, com dores na panturrilha, é dúvida para enfrentar o Galo.
BAHIA X ATLÉTICO
BAHIA
Douglas Friedrich; Nino Paraíba, Lucas Fonseca, Juninho e Juninho Capixaba; Gregore, Elias e Daniel; Fessin, Gilberto e Clayson
Técnico: Cláudio Prates (Mano Menezes suspenso)
ATLÉTICO
Everson; Guga, Réver, Junior Alonso e Guilherme Arana; Jair, Alan Franco e Nathan; Savarino, Keno e Eduardo Sasha
Técnico: Jorge Sampaoli
Motivo: 17ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: Estádio de Pituaçu, em Salvador (BA)
Data: segunda-feira, 19 de outubro de 2020
Horário: 20h
Árbitro: Anderson Daronco (RS)
Assistentes: Rafael da Silva Alves e Michael Stanislau (RS)
VAR: Daniel Nobre Bins (RS)
Transmissão: Premiere FC