Pênalti sofrido por Nathan na vitória contra o Vasco foi desfecho de jogada que se originou em roubada de bola de Jair no campo ofensivo do Atlético (Foto: Bruno Cantini/Atlético)
Nenhum time do Campeonato Brasileiro pressiona tanto a saída de bola do adversário quanto o Atlético. Líder da competição, o time alvinegro se destaca ofensivamente - tem o melhor ataque, com 25 gols marcados - e implementou o estilo do técnico Jorge Sampaoli para transformar a marcação alta numa arma para causar danos aos rivais.
E a eficiência dessa estratégia se comprova com números. O Atlético é o recordista da Série A em recuperar a bola no terço final do campo. Em média, os jogadores alvinegros retomam a posse nesse setor 5,25 vezes por partida - ante 5,17 do Flamengo, vice-líder no quesito. Os dados são do SofaScore, plataforma especializada em estatísticas de futebol.
Times no @Brasileirao que mais recuperaram a posse (por jogo) no terço final:
Mas por que isso é tão importante para o jogo implementado por Sampaoli? De maneira simplificada, pode-se dizer que o comandante argentino é adepto do “perde-pressiona”. Nesse modelo, os atletas são orientados a recuperar a bola o mais rapidamente possível. A ideia é evitar contra-ataques - mais propícios contra times como o Atlético, que atua com as linhas altas - e surpreender a defesa adversária.
No último domingo, o time fez isso com maestria. Os pênaltis que originaram os gols de Guga e Keno na goleada por 4 a 1 sobre o Vasco, no Mineirão, só aconteceram porque os jogadores do Atlético conseguiram retomar a bola no campo de ataque e, rapidamente, agredir a área rival.
Nesta quarta-feira, o Galo terá a chance de repetir a estratégia, desta vez contra uma equipe mais acostumada a enfrentá-la: o Fortaleza de Rogério Ceni. Os times se enfrentam a partir das 21h30, no Castelão, pela 14ª rodada da Série A. Os mineiros lideram a competição, com 27 pontos - dez a mais que os cearenses, que ocupam a 10ª posição.
Times no Brasileirão que mais recuperam a posse (por jogo) no terço final do campo: