Superesportes

ATLÉTICO

Vai poupar? Sampaoli tem atletas com longa sequência de jogos no Atlético

Treinador tem feito mudanças em todas as partidas do alvinegro

Túlio Kaizer
Sampaoli deve escalar time com novidades para duelo contra o Tombense - Foto: Bruno Cantini/Atlético  
 
O Atlético vai completar, nesta quarta-feira, um mês desde o clássico contra o América, primeira partida desde a retomada do futebol brasileiro. De lá para cá, o Galo entrou em campo nove vezes. A décima será contra o Tombense, pelo confronto de ida da decisão do Campeonato Mineiro.


 
São dez jogos em 32 dias, uma média de uma partida a cada 3,2 dias. Por causa disso, o técnico Jorge Sampaoli vem rodando bastante o elenco. A tendência é que alguns jogadores sejam poupados nesta quarta, às 21h30, no Mineirão.
  
“Nós estamos jogando a cada três dias, e as mudanças vão ser necessárias neste tipo de torneio. Para meu critério, cada jogo é diferente, e tem que jogar aquele jogador que está 100%. Não admito que haja uma equipe que tenha rendimento alto jogando a cada três dias”, disse o treinador.
 
As maiores sequências são do goleiro Rafael - que é menos exigido fisicamente que os outros atletas -, e o zagueiro Junior Alonso. Desde a retomada, os dois entraram em campo em todas as partidas como titulares. O defensor paraguaio pode ser um dos poupados contra o Tombense. 


 
Caso ele seja realmente poupado, Sampaoli pode utilizar a defesa com Igor Rabello e Réver, que são os mais utilizados pelo treinador. Gabriel e Bueno correm por fora pela vaga.
 
O volante Allan e o atacante Marrony também participaram de todas as partidas. No entanto, os dois ficaram no banco de reservas em um dos jogos, sendo acionados por Sampaoli apenas no segundo tempo.
 
O atacante Keno é outro que vem de uma longa série de jogos. Desde que foi regularizado, o Galo entrou em campo oito vezes - ele participou de todas as partidas. Contra o Flamengo, na rodada de abertura do Campeonato Brasileiro, ele começou no banco de reservas, mas foi acionado na etapa final.
 
Alguns outros jogadores também vem sofrendo o desgaste pela série de jogos, entre eles Hyoran, que viu o rendimento cair nos últimos dois jogos. A tendência é que ele seja poupado. O meia também entrou em campo em todas as partidas desde o reinício das competições, mas em quatro delas foi acionado apenas no segundo tempo. Os atacantes Marquinhos e Savarino completam a lista de jogadores que participaram de todas as nove partidas realizadas pelo Galo.


 
Vale lembrar que Sampaoli tem peças para utilização em quase todas as posições. Como não dá dicas de suas escalações, o mistério só será desfeito no vestiário do Mineirão.
 
Número de jogos desde a reinício do calendário para o Atlético
 
9 jogos 

Rafael, Junior Alonso, Allan, Marquinhos, Savarino, Marrony e Hyoran

8 jogos
Keno, Guilherme Arana, Jair e Alan Franco

7 jogos
Guga e Réver

6 jogos

Nathan

4 jogos
Mariano e Igor Rabello

3 jogos
Fábio Santos e Léo Sena

2 jogos
Mailton, Gabriel e Bruno Silva

1 jogo
Bueno e Eduardo Sasha