Superesportes

ATLÉTICO

No Mineiro, Atlético não perde mata-mata para time de fora de BH desde 1997

Nesse período, equipe alvinegra acumula 24 vitórias, sete empates e nenhuma derrota para adversários que não têm sede na capital mineira; nesta semana, enfrentará o Tombense na decisão

João Vitor Marques
Atlético foi campeão mineiro em 2015 ao superar a Caldense na final - Foto: Bruno Cantini/Atlético
Pausa na disputa do Campeonato Brasileiro. Nesta semana, o Atlético tem foco exclusivo na final do Campeonato Mineiro contra o Tombense. E o time alvinegro tem um longo retrospecto favorável a manter para, quem sabe, conquistar o primeiro título sob o comando do técnico Jorge Sampaoli.



Desde 1997, o Atlético não é eliminado do Estadual por uma equipe de fora de Belo Horizonte. Naquela temporada, o time da capital caiu nas quartas de final para o Villa Nova, de Nova Lima, após perder o jogo de ida por 3 a 1 e vencer o de volta por 1 a 0.

Nestes 23 anos de tabu favorável, foram 16 confrontos mata-mata diante de rivais não sediados na capital mineira - e o time alvinegro não teve nenhuma derrota sequer.

Em 31 partidas eliminatórias contra rivais de fora de BH nesse período, o Atlético venceu 24 e empatou sete. Foram 60 gols marcados (média de quase dois por jogo) e apenas 16 sofridos (cerca de um a cada dois duelos).

Desta vez, porém, o Atlético pode perder o título mesmo se não for derrotado pelo Tombense. Afinal, a equipe do interior tem a vantagem de jogar por dois empates - ou uma vitória e um revés pela mesma diferença de gols -, já que tem melhor campanha no Estadual.



Sampaoli, portanto, prega concentração total nas partidas contra a equipe de Tombos. A hora é de esquecer as duas derrotas seguidas na Série A e buscar o título mineiro, que o Atlético não conquista desde 2017.

“Pensar no que vem é mais importante do que o que passou. Acontece que não ganhamos (no Brasileiro) e (passamos a) pensar na partida de quarta-feira como uma partida transcendente para nós. (Agora é) tentar fazer as correções que esse projeto merece e seguir insistindo”, disse o treinador argentino.

Atlético e Tombense decidem o Campeonato Mineiro em duas partidas, ambas no Mineirão. A primeira, com mando alvinegro, está marcada para 21h30 desta quarta-feira. A segunda será no domingo, a partir das 16h.



Retrospecto do Atlético na fase mata-mata do Campeonato Mineiro desde 1997

2020 - Eliminou o América na semifinal. O Tombense, rival da final, será o primeiro adversário do interior no mata-mata desta edição do Estadual.
2019 - Eliminou o Tupynambás nas quartas de final e o Boa Esporte na semifinal. Na final, perdeu para o Cruzeiro.
2018 - Eliminou a URT nas quartas de final. Na semifinal, eliminou o América. Na final, foi derrotado pelo Cruzeiro.
2017 - Eliminou a URT na semifinal e foi campeão ao bater o Cruzeiro na final.
2016 - Eliminou a URT na semifinal. Na final, perdeu para o América.
2015 - Eliminou o Cruzeiro na semifinal. Na final, foi campeão após superar a Caldense.


2014 - Não enfrentou times do interior no mata-mata do Mineiro. Eliminou o América na semifinal e foi superado pelo Cruzeiro na decisão.
2013 - Eliminou o Tombense na semifinal e foi campeão ao derrotar o Cruzeiro na decisão.
2012 - Eliminou o Tupi na semifinal e foi campeão ao derrotar o América na decisão.
2011 - Não enfrentou times do interior no mata-mata do Mineiro. Eliminou o América na semifinal e foi vice-campeão ao perder para o Cruzeiro na decisão.
2010 - Superou o América nas quartas de final, o Democrata na semifinal e o Ipatinga na final, sagrando-se campeão.
2009 - Eliminou o Uberaba nas quartas de final e o Rio Branco na semifinal. Na final, foi superado pelo Cruzeiro.


2008 - Eliminou o Tupi na semifinal e foi vice-campeão ao ser derrotado pelo Cruzeiro na decisão.
2007 - Eliminou o Democrata na semifinal e foi campeão ao superar o Cruzeiro na decisão.
2006 - Não enfrentou times do interior no mata-mata do Mineiro. Foi eliminado na semifinal pelo Cruzeiro.
2005 - Não enfrentou times do interior no mata-mata do Mineiro. Foi eliminado na semifinal pelo Cruzeiro.
2004 - Eliminou a Caldense na semifinal e foi vice-campeão ao perder a decisão para o Cruzeiro.
2003 - Regulamento da competição estabeleceu que o formato de disputa fosse de pontos corridos. Portanto, não houve mata-mata.


2002 - Por disputar a Copa Sul-Minas, o Atlético - a exemplo dos outros times da capital - não disputaram o Campeonato Mineiro. A equipe alvinegra jogou o Supercampeonato Mineiro, que contou com dois representantes do interior (Caldense e Mamoré). Porém, o formato de disputa não previa confrontos mata-mata.
2001 - Nesta temporada, a fase mata-mata do Mineiro previa a disputa apenas de dois jogos da final. O Atlético foi vice-campeão ao perder a decisão para o América e, portanto, não encarou times do interior nessa etapa da competição.
2000 - Nesta temporada, a fase mata-mata do Mineiro previa a disputa apenas de dois jogos da final. O Atlético foi campeão ao vencer a decisão contra o Cruzeiro e, portanto, não encarou times do interior nessa etapa da competição.


1999 - Nesta temporada, a fase mata-mata do Mineiro previa a disputa apenas de dois jogos da final. O Atlético foi campeão ao vencer a decisão contra o América e, portanto, não encarou times do interior nessa etapa da competição.
1998 - Eliminou a Caldense nas quartas de final e o América na semifinal. Na decisão, foi superado pelo Cruzeiro e ficou com o vice-campeonato.
1997 - Foi eliminado pelo Villa Nova nas quartas de final.