O empate por 1 a 1 com o América, no Independência, pela 10ª rodada, fez o Atlético cair da terceira para a quarta posição no Campeonato Mineiro, com 19 pontos. A vaga na semifinal será decidida na quarta-feira, a partir das 21h30, no duelo diante do Patrocinense, no Mineirão, no encerramento da primeira fase.
O líder Tombense (23) e o vice-líder América (22) já estão garantidos na próxima fase. O Galo disputa uma das duas vagas restantes com Caldense (20) e Cruzeiro (17).
Sem depender de outros placares
Para garantir vaga nas semifinais, basta ao Atlético derrotar o Patrocinense e chegar aos 22 pontos. Nesse cenário, faltaria apenas a definição da colocação: se em segundo, terceiro ou quarto lugar.
Tropeço
O Galo pode ainda avançar às semifinais mesmo se empatar ou perder o duelo com o Patrocinense no Mineirão. Essa hipótese, porém, dependeria de um tropeço do rival Cruzeiro - 5º colocado, com 17 pontos - diante da Caldense, em Poços de Caldas.
Troféu Inconfidência
O Atlético só ficará fora da semifinal se empatar ou perder para o Patrocinense e vir o rival Cruzeiro superar a Caldense, em Poços. Nesse caso, restará ao Galo disputar o Troféu Inconfidência, mini torneio criado pela Federação Mineira com duelos entre o 5º e o 8º e entre o 6º e o 7º.
O Troféu será disputado com jogos únicos nas semifinais e na final, nos dias 2 e 5 de agosto. O mando será sempre do time com melhor campanha na fase inicial.
Hoje, disputariam o Troféu Inconfidência Cruzeiro (5º, com 17), Uberlândia (6º, com 14), Patrocinense (7º, com 12) e URT (8º, com 11). O Boa Esporte, 9º colocado, com 11 pontos, ainda tem chances de participar do mini torneio.