Ex-presidente do Atlético e atual prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil demonstrou diversas vezes ser favorável à construção da Arena MRV. Ele, inclusive, deu o voto 260, que sacramentou a venda de 50,1% do shopping Diamond Mall para viabilizar o erguimento do estádio. O político acredita que o alvinegro vai ‘mudar de patamar’ depois da inauguração.
“A história (diz que vai ser rentável). Todo clube que tem uma casa tem um aumento de renda. O Mineirão não tem dono, é de ninguém. E o Independência é de ninguém (pertence ao América, mas está sob gestão da BWA LuArenas). E o estádio do Atlético tem dono, que é o Atlético. A história mostra isso no futebol mundial inteiro. Quem tem casa se dá bem”, disse Kalil.
Independência
A BWA/LuArenas, que ganhou a concorrência para administrar o Independência após a reforma bancada pelo governo de Minas, em 2011 e 2012, deve milhões ao América (proprietário) e ao estado.Conforme prevê o contrato de concessão, a administradora tem a obrigação de repassar ao governo estadual 10,58% de sua receita bruta mensal, o que não ocorre há alguns anos. O Coelho tem direito à metade desse percentual, mas o valor não é pago ao clube desde janeiro de 2016. Foi feita uma notificação judicial de cobrança da dívida na ordem de R$ 9 milhões (leia mais).
O governo de Minas, a quem cabe cobrar da BWA, pois fez o contrato de concessão, já foi notificado pelo América em outras ocasiões. Como as ações administrativas de cobrança não surtiram efeito, a gestão americana promoveu a notificação judicial ao estado em dezembro de 2019.
Mineirão
Já o Mineirão, segundo dados do governo de Minas, teve lucro operacional em apenas alguns meses desde a reinauguração, que aconteceu em fevereiro de 2013. O estádio é administrado pela concessionária Minas Arena. O contrato vai até 2037.Desde a reabertura, só o Cruzeiro joga regularmente no Mineirão. O Atlético, ainda na gestão de Alexandre Kalil, fez um acordo comercial com a BWA para mandar seus jogos no Independência. O presidente atleticano atual, Sérgio Sette Câmara, revelou recentemente, ao Superesportes, estar em negociações com a Minas Arena para voltar a atuar na Pampulha até que a Arena MRV fique pronta.
Arena MRV como salvação?
Kalil também foi questionado se a Arena MRV pode ser a salvação econômica do Atlético. “Não, é muito, né (ser a salvação)? Aí é astrologia. É a história. Aí não é astrologia não, aí vamos dizer o seguinte: pô, todo clube que tem casa bacana deu certo. Será que o Atlético vai ser o único que vai dar errado?”, completou.Contra a venda total do Diamond Mall
O Atlético possui, atualmente, 49,9% do Diamond Mall, shopping situado no bairro de Lourdes, na região Centro-Sul de Belo Horizonte. O clube alvinegro cogita colocar em discussão no Conselho Deliberativo a venda desse outro percentual para quitar dívidas e deixar a situação financeira mais tranquila. Kalil, no entanto, é contra.“Absolutamente, não”, ressaltou o ex-presidente.
A entrevista
O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, concedeu entrevista exclusiva ao Estado de Minas. Na conversa, ele falou sobre a pandemia da COVID-19 e as providências da PBH para reduzir casos, mortes e o impacto da doença no sistema de saúde da capital mineira. Kalil ainda foi questionado sobre ações para a retomada da economia da cidade, eleições municipais, política estadual e nacional. As reportagens serão publicadas ao longo dos próximos dias no portal e nas páginas impressas do Estado de Minas.
Leia o que já publicamos:
Kalil questiona FMF sobre volta do futebol e ironiza pressa: 'Vai jogar em Tiradentes naquelas ruas de pedra'
Kalil sobre protestos na porta da PBH: 'Quem tem medo de buzina é cachorro'
Abertura ou lockdown em BH? Segundo Kalil, números da COVID-19 vão ditar rumos
Kalil sobre pressão por reabertura de BH: 'Se você trocar uma vida por um milhão de votos, você é uma barata'