Superesportes

ATLÉTICO

Com chegada de Jorge Sampaoli, Atlético faz várias mudanças na comissão técnica

Diretoria contratou auxiliar, preparadores físicos e treinador de goleiro

Redação
Sampaoli ao lado do auxiliar Jorge Alberto Desio e do analista Diogo Alves - Foto: Bruno Cantini/Agência Galo/Atlético
* Nota atualizada às 14h34, após a confirmação de Rogério Maia como novo treinador de goleiros

A chegada de Jorge Sampaoli fez o Atlético reformular a comissão técnica. Além de incorporar profissionais indicados pelo treinador, o clube demitiu integrantes do departamento de futebol.



Entre os funcionários desligados estão o auxiliar técnico James Freitas, o preparador de goleiros Chiquinho, o observador técnico Bernardo Motta e o analista de mercado Neguette.

Ex-assistente de Mano Menezes no Cruzeiro, James Freitas foi contratado pelo Atlético em setembro de 2019, inicialmente com a missão de coordenar a equipe de transição.

Em 2020, o auxiliar foi “promovido” a técnico interino após a saída de Rafael Dudamel. Ele ficou à beira de campo no empate por 1 a 1 com o Boa, em Varginha, e na vitória por 2 a 1 sobre o Cruzeiro, no Mineirão.



Quando Sampaoli iniciou os trabalhos na Cidade do Galo, James Freitas e o também assistente Éder Aleixo ficaram fora de campo durante os treinos.

Diferentemente de Freitas, Éder continua no Atlético. Nos anos de 1980, ele se destacou como jogador do clube, tendo marcado 122 gols em 368 partidas em função do potente chute de pé esquerdo.

Entretanto, Sampaoli segue próximo do assistente Jorge Alberto Desio, de quem é amigo de infância e trabalha junto no futebol há mais de 25 anos.

Os preparadores físicos Pablo Fernández e Marcos Fernández também foram contratados no ‘pacote Sampaoli’, assim como o analista de desempenho Diogo Alves.

Para o Campeonato Brasileiro, o comandante argentino pretende integrar ao Atlético o analista chileno Felipe Araya, com quem conviveu na Universidad de Chile e no Santos.

Treinador de goleiros


Após ser desligado do Atlético, Chiquinho recebeu homenagem de Victor nas redes sociais. A parceria entre o preparador e o goleiro vigorava há mais de 12 anos.



“Mais que um companheiro de trabalho, um amigo, um pai”, escreveu o ídolo alvinegro, em publicação no Instagram.

O substituto foi anunciado na manhã desta quinta-feira. Trata-se de Rogério Maia, de 47 anos, com passagens por Internacional, Coritiba, Chapecoense, Flamengo, Vitória e Seleção Brasileira Olímpica.

“Em primeiro lugar, minha expectativa é fazer um trabalho vitorioso, vencedor. Fazer com que os goleiros do Atlético desenvolvam ao máximo as suas capacidades e desempenhem ao máximo suas qualidades técnicas, físicas e emocionais, para que possamos fazer uma grande temporada”, disse Maia, em entrvista ao site oficial do Atlético.
 
As atividades do futebol profissional do Galo foram paralisadas por tempo indeterminado como forma de prevenção à pandemia do coronavírus. Vários clubes, federações estaduais e a CBF tomaram a mesma decisão.