Com as chegadas de quatro profissionais de campo com o argentino, o Atlético voltou a ter um número elevado de funcionários para orientar as atividades - o venezuelano Rafael Dudamel também tinha esse número de assistentes ao chegar à Cidade do Galo. É que o quadro fixo do clube já conta com o preparador de goleiros Chiquinho, os preparadores físicos Luis Otávio Kalil e Ricardo Seguins, os analistas de desempenho Frederico Fortes e Lucas Gonçalves, e os auxiliares James Freitas e Éder Aleixo.
Ao ser indagado na segunda-feira sobre James e Éder, Sampaoli não os confirmou na equipe de trabalho. Assim como os jogadores, eles passarão por avaliações.
“A respeito das pessoas que estão trabalhando aqui, também, o mesmo que os jogadores (passarão por avaliação). Cada pessoa que esteja aqui e que possa acrescentar alguma coisa, pode ser atendido. O que acontece é que cada treinador tem sua maneira, seu estilo, sua forma, seu ritmo de treinamento. E nós temos nosso grupo pessoal que veio trabalhar aqui, sem descartar a possibilidade que, em algum momento, podemos recorrer a alguma pessoa do lugar que nos chame a atenção”, disse Jorge Sampaoli.
Sampaoli ao lado do auxiliar Jorge Alberto Desio e do analista Diogo Alves - Foto: Bruno Cantini / Agência Galo / Atlético
Na segunda-feira, primeiro dia de treinos orientados por Sampaoli e sua equipe, James Freitas e Éder Aleixo ficaram fora do campo. No decorrer da semana, eles não apareceram em nenhuma das fotos publicadas pelo clube em seu Flickr oficial.
A posição oficial do Atlético é que James e Éder continuam exercendo as funções de auxiliares normalmente.
Outro auxiliar pode chegar
Ainda em sua entrevista de segunda-feira, Sampaoli informou que indicaria mais um profissional de campo ao Atlético para trabalhar diretamente com um time de sparring, formado por jogadores de base, para interagir com o grupo profissional no dia a dia de treinos.
Ainda não se sabe essa estratégia de Sampaoli poderá inteferir no funcionamento do time de transição do Atlético. Em janeiro, o clube montou uma estrutura para essa equipe intermediária. O técnico é Leandro Zago, ex-comandante do sub-20. O coordenador do projeto é o ex-zagueiro Leonardo Silva. A comissão técnica ainda conta com o preparador de goleiros Jorcey Anísio, o preparador físico Marcelo Luchesi, o massagista Aluízio Santos e o roupeiro Anderson Pacheco (Juninho).
Analista
No decorrer do ano, Sampaoli ainda pretende integrar ao Atlético o analista de desempenho chileno Felipe Araya, com quem trabalhou na Universidad de Chile, na Seleção Chilena e no Santos.
Analista Felipe Araya pode ser contratado pelo Atlético no decorrer desta temporada - Foto: Reprodução/Twitter