Sem jogar há quase dois anos, Gustavo Blanco foi um dos destaques do Atlético na primeira metade de 2018, até lesionar o ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo, em julho do mesmo ano. Após sofrer duas lesões na mesma região e passar por duas cirurgias, o volante voltou a treinar com bola nesta quinta-feira.
Apesar de ter retornado às atividades no campo, não há previsão para que Blanco retorne a treinar com o elenco.
Em 11 de julho 2018, o jogador passou por cirurgia para tratar da lesão no ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo, e só voltou a trabalhar com bola em 26 de janeiro de 2019. Poucos dias depois, em 6 de fevereiro de 2019, Blanco voltou a se lesionar, no mesmo local da primeira contusão.
Novamente, o atleta passou por procedimento cirúrgico, que o impediu de trabalhar no campo até então. Apesar de não haver uma data definida para que o meio-campista seja liberado pelo departamento médico, a expectativa é que ele desenvolva a preparação física e volte a trabalhar com o elenco ainda neste mês.
Gustavo Blanco chegou ao Atlético emprestado pelo Bahia, em junho de 2017, com vínculo que iria até dezembro de 2018. Devido ao bom desempenho do meio-campista, o Galo, antes do término do empréstimo, comprou 70% dos direitos federativos do atleta por R$ 1,2 milhão e o contratou em definitivo até dezembro de 2022.
Blanco conquistou a torcida atleticana no primeiro semestre de 2018, com boas atuações no Campeonato Brasileiro daquele ano, quando o Atlético chegou a liderar a competição. Com a camisa alvinegra, o volante disputou 36 partidas e marcou um gol.