Atlético
None

ATLÉTICO

Victor se equivoca acerca de regulamento do Mineiro ao ser questionado sobre Atlético fora do G4: 'Se classificam oito'

Com empate diante do Boa Esporte, Atlético caiu de quarto para quinto e ficou fora da zona de classificação

postado em 01/03/2020 22:42 / atualizado em 01/03/2020 23:57

(Foto: Bruno Cantini / Agência Galo / Atlético)
O empate por 1 a 1 com o Boa Esporte, neste domingo, em Varginha, fez o Atlético deixar a quarta posição e sair da zona de classificação para a semifinal do Campeonato Mineiro. Com 12 pontos, o Galo agora é o quinto, atrás de América, com 17, Tombense, Caldense e Cruzeiro, todos com 14. Após o jogo, o goleiro Victor foi questionado por uma repórter da TV Globo sobre a saída do time alvinegro do G4 e mostrou desconhecimento do regulamento.


Este ano, apenas os quatro primeiros colocados garantem vaga na fase final. O Campeonato Mineiro terá apenas semifinais e finais, com jogos de ida e volta.

Em 2018 e 2019, o Estadual teve, de fato, quartas de final em jogo único. Os oito primeiros colocados da primeira fase se garantiam nessa fase. Mas, para este ano, a Federação Mineira de Futebol (FMF) entrou em consenso com os clubes para abolir as quartas.

Troféu Inconfidência

Em compensação, a entidade decidiu criar este ano o Troféu Inconfidência, mini torneio entre os clubes que terminarem a fase de classificação do Mineiro entre o 5º e o 8º lugares. A disputa será com jogos de ida e volta do 5º contra o 8º e do 6º contra o 7º. As datas, inclusive, serão as mesmas das semifinais.

Os classificados disputarão a decisão do Troféu Inconfidência nas mesmas datas das finais do Campeonato Mineiro.

O regulamento do Estadual 2020 prevê a participação de América, Atlético e Cruzeiro no Troféu Inconfidência caso eles não consigam classificação à semifinal. 

O Artigo 21 do Campeonato Mineiro impede que os grandes clubes do estado se recusem a disputar o Troféu Inconfidência. “A recusa da disputa do Troféu Inconfidência por qualquer uma das equipes participantes do Campeonato Mineiro SICOOB 2020 caracterizará abandono da Competição, nos termos dos art. 67 e 68 do RGC 2020”.

Por sua vez, os Artigos 67 e 67 do Regulamento Geral de Competições preveem rebaixamento e multa para clubes que se recusarem a disputar qualquer fase do Campeonato Mineiro. 

“Art. 67 - Em caso de desistência, abandono ou exclusão de competição profissional, o clube ficará automaticamente rebaixado para a divisão imediatamente inferior, além de estar sujeito, nas duas últimas hipóteses, a uma multa de até R$200.000,00 (duzentos mil reais) e suspensão de 02 (dois) anos de todas as competições chanceladas pela DCO, sem prejuízo das penas eventualmente impostas pela Justiça Desportiva.

Art. 68 - Em caso de desistência, abandono ou exclusão de competição não profissional, o clube ficará automaticamente rebaixado para a divisão imediatamente inferior (caso ela exista), além de ser suspenso por 02 (dois) anos de todas as competições de base chanceladas pela DCO, sem prejuízo das penas eventualmente impostas pela Justiça Desportiva”.

Recopa do Interior

Outra novidade do Campeonato Mineiro 2020 é a criação da Recopa do Interior, disputada entre o campeão do Troféu Inconfidência e o time do interior mais bem posicionado na fase inicial. É o que prevê o Artigo 23 do Regulamento.

“Os clubes Campeão do Interior e Campeão do Troféu Inconfidência disputarão o título de Campeão da Recopa do Interior através de 2 (duas) partidas, cada uma em seu respetivo mando (com o Campeão do Interior fazendo o segundo jogo em casa).

§1º – Na hipótese de América, Atlético e Cruzeiro se sagrarem Campeão do Troféu Inconfidência, a Recopa do Interior será disputada entre o Campeão do Interior e clube do interior mais bem colocado no Troféu Inconfidência.

§2º – Consideram-se do interior todos os clubes participantes do Campeonato Mineiro SICOOB 2020, exceto América, Atlético e Cruzeiro”.

Tags: atleticomg interiormg seriea recopa do interior troféu inconfidência