Esta é a primeira participação do Afogados na Copa do Brasil. O clube tem apenas sete anos de existência. Em 2019, a 'Coruja do Sertão' eliminou o Santa Cruz nas quartas de final do Pernambucano e caiu para o Náutico na semifinal.
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) deve confirmar nesta sexta-feira a data do confronto único. Como o Atlético tem compromisso no dia 20 pela Copa Sul-Americana, contra o Unión de Santa Fé da Argentina, o duelo da Copa do Brasil será marcado para a última semana de fevereiro ou para a primeira semana de março.
Na segunda fase da Copa do Brasil, o Atlético jogará novamente como visitante - na estreia, quarta-feira, eliminou o Campinense-PB ao empatar por 0 a 0 em Campina Grande. O vencedor avançará diretamente à terceira etapa. Se houver empate em Afogados da Ingazeira-PE, a vaga será decidida nos pênaltis.
O estádio Estádio Valdemar Viana de Araújo, conhecido como Vianão, tem capacidade para sete mil pessoas.
O Afogados é o terceiro colocado do Campeonato Pernambucano, com nove pontos em cinco jogos. O time dirigido por Pedro Manta está invicto no Estadual, com duas vitórias e três empates. Santa Cruz, com 12 pontos, e Náutico, com 11, são os melhores na disputa. O Sport é apenas o quinto, com sete.