“É um momento em que entendemos que existirão muitas críticas porque a equipe não funcionou bem. Precisamos encontrar respostas e trabalhar. A única coisa que tenho na minha mente é continuar com muito trabalho”, analisou o treinador. Segundo Dudamel, o que mais o espanta é a diferença de rendimento nos treinamentos - quase sempre fechados à imprensa - e nos jogos.
“Tenho que conversar com meus jogadores e encontrar uma saída para este momento, porque há um rendimento maior nos treinamentos. Está sendo muito difícil para a gente fazer nos jogos o que trabalhamos no dia a dia de treinamentos. São situações difíceis. Hoje (quarta-feira), saímos com a classificação sem jogar bem. Estou consciente de que estamos longe do nosso melhor rendimento coletivo”, continuou.
Contratado no início da temporada, Dudamel iniciou o trabalho com os jogadores no dia 8 de janeiro. Desde então, passaram-se 35 dias, ou cinco semanas. O treinador lamenta a ‘maratona’ de jogos já no começo do ano, mas admite: o Atlético já deveria apresentar um rendimento melhor.
“Já temos cinco semanas de trabalho. São suficientes para que mostremos uma versão melhor do nosso jogo. Hoje, não vou para casa feliz. Vou muito intranquilo, encontrando muito trabalho para melhorar. O mais importante é que tenho bons jogadores. Todos somos conscientes sobre o quanto temos que crescer”, continuou.
Como melhorar?
Nas últimas cinco partidas, o Atlético venceu apenas uma vez (1 a 0 sobre a URT). Foram, ainda, três empates (1 a 1 com o Tombense e 0 a 0 contra Coimbra e Campinense) e uma derrota (3 a 0 para o Unión-ARG). Em meio a um momento de turbulência, Dudamel busca soluções. Nesse processo, o técnico admite que buscará opiniões dos jogadores.
“Somos conscientes e eu reconheço que temos e podemos jogar melhor. Por isso, quero conversar com os jogadores para ouvir as opiniões deles e valorizá-las para encontrar a melhor resposta. Em cada dia de trabalho, eles mostram a melhor disposição. Eu sempre reconheci isso. Mas quero também encontrar o motivo pelo qual é tão difícil para a gente funcionar como equipe. São desafios importantes que temos que enfrentar com caráter e com personalidade para continuar crescendo”, completou.
O próximo desafio de Dudamel e dos jogadores do Atlético será neste domingo, a partir das 16h. A equipe enfrentará a Caldense, no Mineirão, pela sexta rodada do Campeonato Mineiro, competição da qual é líder.