O Atlético teve problemas para voltar da Argentina, dormiu em São Paulo e só chegou a Belo Horizonte no sábado. Fez somente um treino leve e regenerativo antes de embarcar para Patos de Minas. O voo, no entanto, não conseguiu aterrissar por conta da chuva no interior do estado e seguiu para Uberlândia, distante mais 220km, até voltar ao local da partida - trajeto feito de ônibus. A maratona fez Dudamel escalar um time com cinco titulares e seis reservas neste domingo.
O técnico venezuelano revelou que também alterou o esquema da equipe para dar mais liberdade ao jovem Dylan Borrero na criação das jogadas. O desempenho em campo ficou aquém, o time alvinegro não teve grandes jogadas ou muitas chances de gol. A URT também dificultou o jogo atleticano. Ainda assim, Dudamel enxerga que seus comandados tiveram um rendimento satisfatório da forma e na capacidade que era possível de ser apresentada.
“Me deixou satisfeito o triunfo porque mudamos de modelo tático e a equipe respondeu bem. Mudamos de um 4-3-3 para um 4-2-3-1, para dar liberdade a Dylan, que conectava bem com Marquinhos, Edinho e Franco. Tivemos equilíbrio com Martínez, um pouco mais de saída com Allan e a equipe funcionou bem, foi sólida. O rival, por necessidade, apostou mais na ofensiva, apostamos no 4-3 para controlar a defesa e no meio de campo e jogamos a partida no nosso ritmo, nas nossas condições, e somos vencedores”, disse.
Dudamel relevou o erro do assistente Celso Luiz da Silva, que invalidou equivocadamente gol da URT, marcando impedimento no lance, e viu méritos do Atlético para triunfar em Patos de Minas. “Depois de sofrer uma derrota como a da Copa Sul-Americana, a melhor forma de nos recuperarmos era ganhando hoje. Não gosto de ganhar a qualquer preço, mas hoje tivemos méritos para ganhar. Tivemos méritos para ganhar de um rival com suas condições, com argumentos e que tentaram, mas controlamos bem”, concluiu.
Agora o Atlético dá sequência à maratona de viagens e jogos neste início de temporada. O próximo compromisso atleticano é frente ao Campinense, em Campina Grande, na Paraíba, em duelo da primeira fase da Copa do Brasil. A partida está marcada para a quarta-feira. Rafael Dudamel ainda não terá muito tempo para treinar a equipe até lá. A delegação alvinegra dorme em Patos de Minas e só na segunda-feira chega a Belo Horizonte para, na terça, seguir para o Nordeste do país.