O Atlético já perdia por 3 a 0 quando o estreante Guilherme Arana sofreu pênalti. Sem Fábio Santos - o cobrador oficial de penalidades, que havia sido substituído minutos antes -, Allan assumiu a responsabilidade, já aos 45 minutos do segundo tempo. O volante, porém, bateu mal e parou na defesa do goleiro Moyano.
Aos 46’, no minuto seguinte ao pênalti perdido, Allan foi advertido pelo árbitro venezuelano Jesús Valenzuela com o cartão amarelo por discutir com Milo. Aos 48’, o volante se atrapalhou com a bola, perdeu a posse e precisou fazer falta para impedir ataque promissor do Unión-ARG. Recebeu, então, outro amarelo e, consequentemente, o vermelho.
Allan, portanto, está suspenso para o jogo de volta da primeira fase da Copa Sul-Americana. Atlético e Unión-ARG se enfrentam no dia 20 de fevereiro, uma quinta-feira, às 21h30, no Independência.
Para avançar, o Atlético precisa de uma vitória por pelo menos quatro gols de diferença. Triunfo alvinegro por 3 a 0 leva a decisão para os pênaltis. Qualquer outro placar é favorável ao Unión-ARG.