O Atlético fez muitas mudanças em seu grupo principal para a temporada 2020. Além da chegada de Rafael Dudamel, o clube contratou quatro jogadores, trouxe de volta dois atletas que estavam emprestados e 'liberou', entre vendas e términos de contratos, nove jogadores. Mesmo com todas as movimentações, o elenco ainda não está fechado. O clube planeja mais duas contratações até o início das competições.
"Continuamos no mercado de forma sigilosa, porque não tem jeito, frustrando vocês como sempre, tentando ser competitivo. O mercado todo olha muito para os mesmos jogadores. Vamos contratar mais jogadores? Provavelmente sim, entendemos que seja importante. Precisamos contratar mais um ou dois jogadores para fechar esse elenco até o início das competições", disse Rui Costa, diretor de futebol do clube, em entrevista coletiva nesta quinta-feira, na Cidade do Galo.
As posições carentes no elenco são conhecidas: o clube busca um centroavante para brigar pela titularidade e um lateral-esquerdo para disputar posição com Fábio Santos. Para essa segunda opção, o Atlético negocia com o Palmeiras a contratação de Victor Luis, de 26 anos. A negociação pode ter desfecho nos próximos dias.
Para o dirigente alvinegro, o grupo do Atlético está 85% fechado. "O Atlético é um dos únicos clubes que tem 85% do seu elenco pronto. Não vejo outros clubes, só o Flamengo, porque é uma referência. Muitos clubes estão com dificuldades para contratar, estão perdendo jogadores. Temos um perfil muito equilibrado, o próprio Dudamel analisou setor por setor", completou.
Reforços de peso?
A contratação de Allan, de 22 anos, foi muito badalada em todo o Brasil. O jogador chegou ao clube alvinegro com status de titular. Questionado se o clube vai fazer novas movimentações deste tipo, Rui Costa afirmou que não se preocupa com 'grife' e quer apenas contratar peças que se encaixem no grupo atleticano.
"Contratação grande ou pequena é tudo um conceito. O Allan tem toda uma expectativa. Para mim, é uma das grandes contratações do futebol brasileiro. O mercado mostrou isso. Mas, se ele não jogar em alto nível, vocês vão falar que eu errei de novo. Já contratei grandes nomes que deram certo e errado. Já contratei jogadores da Série D que se tornaram jogadores extraordinários. Nosso compromisso é buscar jogadores que possam estar à altura do Atlético, independente de idade, currículo ou grife", concluiu.
As movimentações do Atlético
Chegaram: Mailton (lateral-direito); Allan (volante); Dylan Borrero (meia-atacante); e Hyoran (meia-atacante)
Voltaram de empréstimo: Gabriel (zagueiro); e Edinho (meia-atacante)
Saíram: Wilson (goleiro); Uilson (goleiro); Leonardo Silva (zagueiro); Elias (volante); Vinícius (meia); Luan (meia-atacante); Chará (atacante); Geuvânio (atacante); e Alerrandro (atacante)
Devem sair: Hulk (lateral-esquerdo); Lucas Hernández (lateral-esquerdo); David Terans (meia); e Maicon Bolt (atacante)