Com o ex-goleiro, chegaram quatro novos integrantes da comissão técnica: o auxiliar Marcos Mathías, o preparador físico Joseph Ali Cañas, o analista de desempenho Rodrigo Piñón e o coach motivacional Jeremías Álvarez. Por outro lado, o coordenador da preparação física Daniel Félix e o auxiliar Adilson não fazem mais parte do corpo técnico.
Mudanças no elenco
Dudamel encontrará na Cidade do Galo um elenco bastante modificado em relação a 2019, especialmente pelas saídas. Deixaram o Atlético o goleiro Wilson (fim de contrato), o zagueiro Leonardo Silva (fim de contrato), o meio-campista Nathan (fim do empréstimo), além dos atacantes Geuvânio (fim de contrato), Yimmi Chará (vendido ao Portland Timbers-EUA), Alerrandro (vendido ao Bragantino) e Luan(vendido ao V-Varen Nagasaki-JAP). Outros atletas devem sair.
Além deles, o clube dispensou Elias. A situação do volante, porém, é incerta. Ele tem contrato válido até o dia 31 de janeiro. Por isso, pretende se apresentar na Cidade do Galo a menos que receba documento que comprove a liberação do Atlético. Nessa terça-feira, o pai e empresário do jogador, Eliseu Trindade, chamou a direção alvinegra de “medíocre” e ameaçou acionar a Justiça.
Por outro lado, a única contratação anunciada até agora foi a do lateral-direito Maílton, ex-Operário-PR. Voltam de empréstimo e se apresentam nesta quarta-feira o lateral-esquerdo Danilo Barcelos (defendeu o Vasco em 2019), o zagueiro Gabriel (Botafogo) e o meia-atacante Edinho (Fortaleza).
O Atlético segue no mercado em busca de reforços. O clube deve anunciar em breve a contratação do atacante colombiano Dylan Borrero, de 18 anos, ex-Santa Fe-COL. Outros nomes na mira são o volante Allan (envolvido em disputa entre Galo e Fluminense), o lateral-esquerdo Victor Luís e o meia-atacante Hyoran.
Garotos das categorias de base devem ganhar espaço já no início da pré-temporada do Atlético. Nome garantido, por exemplo, é o do atacante Bruno Silva, que teve 15% dos direitos econômicos comprados da Chapecoense. Ausências certas são as do goleiro Cleiton e do lateral-direito Guga, que estão com a seleção sub-23 para a disputa do Pré-Olímpico.
Missões em 2020
O Atlético terá 13 dias de pré-temporada antes da estreia em 2020. O primeiro jogo será no dia 21 de janeiro, uma terça-feira, às 21h30. No Parque do Sabiá, o time alvinegro enfrentará o Uberlândia, pela primeira rodada do Campeonato Mineiro.
Além do Estadual, o Atlético terá pela frente outras três competições em 2020: a Copa Sul-Americana, a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro.