O torcedor do Atlético segue ansioso pelo anúncio do novo treinador. E a diretoria alvinegra espera dar ‘presentes’ de Natal aos atleticanos nos próximos dias. O foco está na chegada do novo comandante, mas o trabalho para a contratação de reforços segue firme.
O favorito a assumir o comando do Atlético é o técnico Rafael Dudamel, de 46 anos. Depois do fim das negociações com o argentino Jorge Sampaoli, o foco passou à negociação com o venezuelano. Os primeiros contatos foram feitos pelo presidente Sérgio Sette Câmara. A tendência é que a história tenha um desfecho antes do dia 25 de dezembro.
Dudamel ainda não conversou com a Federação Venezuelana de Futebol (FVF). De acordo com o vice-presidente da entidade, Jesús Berardinelli, o treinador "está em busca de um salário maior". Atualmente, ele ganha cerca de 1 milhão de dólares (R$ 4 milhões) por ano, além dos bônus. Esse valor daria pouco mais de R$ 300 mil ao mês.
O Superesportes apurou que não havia multa contratual entre Dudamel e FVF. Isso seria um facilitador na negociação.
Entre o treinador e a FVF há apenas um acordo verbal de permanência até 2022. "Não tem nada no papel, não há contrato assinado", afirmou Berardinelli.
Jogadores
Sem treinador, o Atlético não dá pistas de suas próximas ações no mercado. A única contratação foi a chegada do jovem lateral-direito Maílton, de 21 anos. Outras movimentações são trabalhadas em sigilo absoluto pela diretoria, que pretende ter aval do próximo treinador para concluir as tratativas.
O presidente Sérgio Sette Câmara prometeu dois ou três reforços de peso para 2020. A expectativa da diretoria é melhorar a equipe em posições que foram carentes neste ano. O setor ofensivo é o principal alvo no mercado de transferências. O clube tenta a contratação de um centroavante e de um jogador de lado no ataque.
Em relação aos jogadores que ainda vão deixar o clube, o fator treinador também vai pesar bastante. Apenas com o aval do próximo comandante é que a diretoria vai definir essas movimentações. A tendência, no entanto, é que os atacantes Ricardo Oliveira e Maicon Bolt não fiquem no clube. O atacante Yimmi Chará tem proposta do futebol norte-americano e pode ser negociado pela diretoria.
Até o momento, cinco jogadores do elenco de 2019 já deixaram o Atlético: o goleiro Wilson, o volante Elias e o atacante Geuvânio, que ficam sem contrato; o zagueiro Leonardo Silva, que se aposentou; e o meia-atacante Luan, vendido ao V-Varen Nagasaki, do Japão.