O Superesportes apurou que ambos os clubes fizeram contato com representantes do jogador do Atlético e observam a situação do atleta. Ainda não houve nenhum sinal de que qualquer negociação pode ser feita, mas as boas exibições do jogador nas últimas partidas agradaram os clubes ingleses.
A reportagem apurou que o Frankfurt, da Alemanha, também demonstra interesse em Marquinhos. Em 2020, o clube vai mandar observadores acompanharem o atleticano de perto.
Virada na carreira
Em agosto de 2018, Marquinhos deixava a Cidade do Galo rumo a Santa Catarina, emprestado pelo Atlético à Chapecoense. A passagem pela Chape foi apagada, com apenas dois jogos e nenhum gol marcado. No início de 2019, o meia-atacante voltou ao Atlético, para defender a base atleticana.
Em 32 jogos pelo time sub-20 do Galo, ele marcou 13 gols. Graças às boas atuações, ganhou oportunidades no time profissional. Ao todo, ele disputou 13 partidas, marcando um gol (na vitória por 2 a 0 sobre o Goiás, no Mineirão) e dando três assistências (contra Fortaleza, Fluminense e Corinthians).
Natural do Maranhão, Marquinhos chegou às categorias de base do Galo em 2016, aos 17 anos.
Ele teve sua primeira oportunidade no profissional com o técnico Roger Machado, em maio de 2017, na vitória do Galo sobre a própria Chapecoense, pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro.