Na despedida de Belo Horizonte na temporada, o Atlético dominou o jogo e venceu o Botafogo por 2 a 0 no Mineirão, pela 37ª e penúltima rodada do Campeonato Brasileiro. O triunfo da noite desta quarta-feira classifica o time mineiro para a Copa Sul-Americana de 2020.
Mesmo com menos posse de bola durante parte do primeiro tempo, o Atlético criou as melhores oportunidades. Jair, aos 40’, abriu o placar após belíssima jogada de Cazares, que deixou o marcador no chão. Na etapa final, Luan, de cabeça, deu números finais à partida.
Com a vitória, o Atlético chegou aos 48 pontos e subiu momentaneamente para a 11ª posição. Já o Botafogo segue em 14º, com 42 pontos.
Atlético e Botafogo entram em campo pela última vez em 2019 neste domingo, a partir das 16h, pela 38ª rodada. No Beira-Rio, os mineiros visitam o Internacional. Já os cariocas recebem o Ceará no Nilton Santos.
Primeiro tempo
Otero e Marquinhos se alternavam entre as pontas direita e esquerda e contavam com o apoio dos laterais Guga e Patric, mas tinham dificuldade para servir Di Santo. Em finalizações de fora da área, o venezuelano obrigou o goleiro Gatito a fazer grandes defesas.
O Botafogo tinha claras dificuldades para criar chances. Isolado na frente, Diego Souza não levava perigo a Cleiton. Na metade final do primeiro tempo, o Atlético cresceu de produção, passou a finalizar mais e começou a vencer com frequência os duelos com a defesa botafoguense. Réver, inclusive, marcou de cabeça, mas o lance foi invalidado por impedimento.
Num desses lances de perigo, Guga - que atuou pela primeira vez desde que publicou polêmico vídeo em que comemorava o título do Flamengo na Copa Libertadores - transformou vaias em aplausos ao iniciar a jogada do gol. O lateral tocou para Cazares, que fez grande jogada, deixou Lucas Barros no chão e serviu Jair. Na pequena área, o volante dominou e finalizou com precisão: 1 a 0.
Segundo tempo
Luan, aos 16’, quase ampliou a vantagem, mas Carli salvou quase em cima da linha. Apenas três minutos depois, Jair tentou por cobertura, mas Gatito se esticou todo para fazer boa defesa.
Pouco depois de Cícero perder grande oportunidade, o Atlético ampliou. Já dentro da área, Patric, que atuou como lateral-esquerdo, cruzou. Luan apareceu na segunda trave para cabecear para o gol: 2 a 0.
Daí em diante, o Atlético controlou as ações do jogo, manteve a posse da bola e até conseguiu criar oportunidades com Otero e Vinicius - este último perdeu grande chance de dentro da área. No fim das contas, triunfo mineiro contra o Botafogo.
ATLÉTICO 2 X 0 BOTAFOGO
Atlético
Cleiton; Guga, Igor Rabello, Réver e Patric; Zé Welison e Jair (Vinicius, aos 37’ do 2ºT); Marquinhos (Luan, aos 33’ do 1ºT), Cazares e Otero; Di Santo (Geuvânio, aos 26’ do 2ºT)
Técnico: Vagner Mancini
Botafogo
Gatito Fernández; Marcinho, Marcelo Benevenuto, Joel Carli e Lucas Barros; Cícero, João Paulo e Leo Valência (Luis Henrique, aos 11’ do 2ºT); Luiz Fernando (Vinícius Tanque, aos 26’ do 2ºT), Rhuan e Diego Souza
Técnico: Alberto Valentim
Gols: Jair, aos 40’ do 1ºT, e Luan, aos 23’ do 2ºT (ATL)
Cartões amarelos: Patric, aos 45' do 2ºT (ATL); Cícero, aos 37’ do 1ºT, Luiz Fernando, a 1’, e Diego Souza, aos 43' do 2ºT (BOT)
Motivo: 37ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: Mineirão, em Belo Horizonte
Data e horário: quarta-feira, 4 de dezembro de 2019, às 19h30
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Assistentes: José Eduardo Calza (RS) e Jorge Eduardo Bernardi (RS)
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (SP)