Mesmo quando os estatísticos apontavam menos de 1% de chances, o técnico Vagner Mancini sonhava conduzir o Atlético à Copa Libertadores de 2020. Depois da derrota para o Athletico-PR nesse domingo, o treinador praticamente jogou a toalha.
“Ficou muito distante de chegar, de lutar por uma vaga na Libertadores, é óbvio”, disse, ainda no Mineirão, onde o time alvinegro foi batido por 1 a 0, em partida válida pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro.
No entendimento de Mancini, o objetivo mais concreto é afastar de vez qualquer possibilidade de rebaixamento. O Atlético ocupa a 13ª posição da Série A, com 41 pontos - seis a mais que o Fluminense, primeiro time do Z4.
A equipe tricolor ainda joga na rodada. Nesta segunda-feira, o Fluminense visita o CSA, no Rei Pelé, em Alagoas, a partir das 20h. Empate ou vitória dos visitantes fará a distância do Atlético para a zona de rebaixamento diminuir.
“Nós temos que fazer contas. A rodada ainda não acabou. Ao término da rodada, a gente vai olhar a tabela, vai analisar. Hoje, é fundamental mais uma vitória para que a gente não corra nenhum tipo de risco. Posteriormente a isso, a gente vai olhar, analisar bem a tabela. Faltam somente 12 pontos. Acho muito difícil a gente buscar outra coisa no campeonato”, completou Vagner Mancini.
A distância alvinegra para o Corinthians, primeiro time do G8 (grupo dos que conseguem classificação para a Copa Libertadores), é de nove pontos. Restam apenas quatro rodadas para o fim do Brasileiro.
No momento, o Atlético está na zona de classificação para a Copa Sul-Americana de 2020. O cenário atual faz com que as vagas no torneio continental sejam distribuídas entre nono e 14º colocados do Brasileiro.
A próxima partida do Atlético será contra o Bahia, na Fonte Nova. O jogo em Salvador será nesta quarta-feira, a partir das 21h, pela 35ª rodada.