O Atlético lançou a campanha “Do Preto e do Branco”, em homenagem ao mês da Consciência Negra. Durante a ação, serão exibidos vídeos de torcedores, atletas e funcionários do clube, com ênfase no combate à discriminação racial.
O primeiro vídeo lançado pela campanha foi com o segurança e torcedor Fábio Coutinho, vítima de injúria racial no clássico disputado no Mineirão, no último domingo. Além dele, os atletas Raphael Cruz, do Galo Futebol Americano, e Bárbara Paçoca, do Galo Feminino, também participaram da ação. O quarto vídeo divulgado pelo clube é com o rapper Pedro Vucks.
“Eu sonho com um mundo diferente, onde branco, preto, pardo e indígena são, no fim das contas, transparentes. Onde o que está aqui no interior é o que realmente importa, porque é o coração, a sinceridade e o amor, que abre a porta. Eu sou atleticano, isso eu não posso negar, mas se você torce para outro clube, eu estou pronto para te amar. Só tenho uma dica, para você não se esquecer: se você torce contra outra pessoa, por favor, não vá ao estádio torcer”, disse o rapper em recado.
A campanha atleticana continua a ser divulgada por meio das redes sociais ao longo do mês de novembro.
Veja os depoimentos da campanha:
Fábio Coutinho
Raphael Cruz
Bárbara Paçoca