O atacante Luis 'Pulga' Rodríguez foi o grande nome do Colón na semifinal da Copa Sul-Americana. O veterano de 34 anos marcou o gol na derrota para o Atlético por 2 a 1, nesta quarta-feira, no Mineirão. Nos pênaltis, converteu sua cobrança e colaborou para a vitória por 4 a 3.
No duelo de ida, quinta-feira passada, Pulga já havia balançado a rede pelo Colón. Foi dele o segundo gol do triunfo por 2 a 1, no Cemitério dos Elefantes, em Santa Fé, na Argentina.
Rodríguez perdeu recentemente o pai, Pedro Rúben Rodríguez, que morreu no último dia 15. Mesmo assim, encontrou forças para ajudar o Colón a obter classificação inédita à final de um torneio internacional.
El Sabalero, como é chamado o clube santafesino, tem apenas um título em sua história, o da Primera B de 1965 (segunda divisão argentina). Entre as campanhas de destaque estão a semifinal da Copa Conmebol de 1997 e as quartas de final da Libertadores de 1998.
A história de Rodríguez no Colón foi iniciada em 2019. Até o momento, disputou 24 jogos e marcou nove gols. Sua grande identificação é com o Atlético Tucumán, do qual é o segundo maior artilheiro da história, com 130 gols em 323 partidas. Pulga também defendeu o Newell’s Old Boys, em 2011.
O adversário do Colón será o Independiente del Valle, que passou pelo Corinthians na semifinal. Argentinos e equatorianos se enfrentam em 9 de novembro, no estádio General Pablo Rojas (La Olla Azulgrana), em Assunção, no Paraguai.