Enviado especial a Santa Fé
A imprensa argentina valorizou muito a vitória do Colón sobre o Atlético, por 2 a 1, na partida de ida da semifinal da Copa Sul-Americana. Além da vantagem conquistada, os diários destacaram a personalidade do time dirigido por Pablo Lavallén para virar o placar na etapa final contra um tradicional clube brasileiro.
O portal Uno, de Santa Fé, deu a seguinte manchete: “Colón teve caráter, virou sobre o Mineiro e irá com vantagem à revanche”, em referência à partida de volta, marcada para quinta-feira, dia 26, às 21h30, no Mineirão, em Belo Horizonte.
A reportagem disse ainda que a boa fase do Colón não é casualidade. O time argentino chegou ao quinto jogo de invencibilidade. Nesse período, conseguiu duas classificações na Copa da Argentina - contra Sol de Mayo e Atlético Tucuman -, uma vitória sobre o San Lorenzo, líder do Campeonato Argentino, e um empate com o Rosario Central.
O Uno destacou também a presença de 35 mil pessoas no estádio Cemitério dos Elefantes em tempos de desemprego e crise nas finanças do país. “A economia argentina atravessa um momento crítico e o dinheiro deve ser cuidado como ouro. Mas o povo, quando se trata de paixão, não é racional e juntou suas pratinhas para acompanhar o time. Em outras palavras, economizou para não perder o baile de gala”.
O portal Notife, de Santa Fé, disse que o Colón “acaricia a final” após a vitória de virada sobre o Atlético. O clube argentino busca sua primeira decisão internacional. No currículo, o Sabalero só ergueu a taça da Segunda Divisão argentina em 1965. As melhores campanhas internacionais foram um terceiro lugar da Copa Conmebol de 1997 - coincidentemente conquistada pelo Atlético - e a presença nas quartas de final da Libertadores de 1998.
O portal do jornal El Litoral, de Santa Fé, evitou projeções e destacou a vitória de virada do Colón e a vantagem obtida para a partida de quinta que vem em Belo Horizonte.
O tradicional diário esportivo Olé, sediado em Buenos Aires, chamou a atenção para o gol da vitória do Colón marcado por Luiz ‘Pulga’ Rodríguez. O atacante superou a morte do pai, ocorrida dias atrás, e foi fundamental na vitória dos rubro-negros. “A quatro minutos do fim, ele apareceu para dar a vitória ao Sabalero e festejar aos céus, onde agora descansa seu pai”, citou um trecho da crônica.
A vitória sabalera foi discretamente citada no jornal La Nación, da capital argentina. Já o Clarín, considerado principal jornal do país, ignorou o triunfo do Colón em sua página na internet.