Colón e Atlético se enfrentam nesta quinta-feira, às 21h30, no estádio Cemitério dos Elefantes, pela partida de ida da semifinal da Copa Sul-Americana. O jogo de volta está marcado para o dia 26, às 21h30, no Mineirão. Quem avançar enfrenta o vencedor do confronto entre Corinthians e Independiente del Valle.
O primeiro duelo do Colón contra uma equipe brasileira ocorreu em 1962. Em um amistoso disputado na Argentina, a equipe de Santa Fé ficou apenas no empate contra o Botafogo de São Paulo (1 a 1).
Vitória sobre o Santos de Pelé
Foi em seu campo que o Colón venceu o Santos de Pelé.O jogo mais emblemático do Cemitério dos Elefantes envolveu o 'Rei do Futebol'. Em 1964, o Santos fazia uma excursão pela Argentina, com vitórias sobre Godoy Cruz (3 a 2), Talleres (2 a 1), Racing (2 a 1) e Boca Juniors (4 a 3).
O Colón resolveu comemorar o aniversário de 59 anos com um amistoso contra o então maior clube do mundo. O Santos recebeu 2 milhões de pesos para participar do jogo, além de um seguro que protegia os melhores jogadores.
A chegada do time de Pelé mobilizou a cidade de Santa Fé. “Nas ruas, era uma loucura. Não havia automóveis. Era gente, gente e gente”, disse Estela Maris, mulher de um dos jogadores que participara daquela partida, ao jornal Página 12.
Pouco antes do duelo contra o Santos, o Colón havia perdido por 2 a 0 para o Platense pelo campeonato da Primeira B da Argentina. “Pegamos o avião e no outro dia a gente tinha que enfrentar o Santos de Pelé”, disse o ex-atleta Chijí.
Em campo, ocorreu o que ninguém esperava. O Santos, que sustentava 43 partidas de invencibilidade, perdeu para o clube de Santa Fé por 2 a 1. De acordo com o jornal Crónica, “o Santos voltava ao Brasil com sangue nos olhos” e disposto a um novo amistoso para tentar a vitória. “Se nós jogássemos novamente, fariam um gol para cada jogador”, brincou o ex-jogador Serenotti.
Classificação em cima do São Paulo
Em 2018, o Colón eliminou o São Paulo da Copa Sul-Americana. No primeiro jogo, no Morumbi, o time argentino venceu por 1 a 0. O resultado histórico do time de Santa Fé veio com um gol de Matías Fritzler, no fim da partida.
No jogo da volta, o time paulista conseguiu vencer no tempo normal por 1 a 0, gol de Liziero. Nos pênaltis, a equipe de Santa Fé venceu por 5 a 3. Bruno Alves errou o pênalti do Tricolor.
O Colón avançou na competição e pegou o Junior Barranquilla, nas oitavas de final. A equipe da Colômbia eliminou os argentinos, com vitória na Colômbia (1 a 0) e empate na Argentina (1 a 1).
Colón x times brasileiros:
1) 04/02/62 - Colón 1 x 1 Botafogo de São Paulo - amistoso internacional2) 31/01/64 - Colón 4 x 3 Esporte Clube - amistoso internacional
3) 10/05/64 - Colón 2 x 1 Santos - amistoso internacional
4) 24/02/79 - Colón 0 x 1 Grêmio - amistoso internacional
5) 26/01/13 - Coritiba 1 x 1 Colón - amistoso internacional
6) 02/08/18 - São Paulo 0 x 1 Colón - Copa Sul-Americana
7) 16/08/18 - Colón 0 x 1 São Paulo - Colón passou nos pênaltis 5 a 3 - Copa Sul-Americana
Veja de graça
O jogo entre Atlético e Colón terá transmissão exclusiva do DAZN, plataforma de streaming esportivo. Clique aqui para ter acesso!
Novos assinantes terão um mês de acesso grátis, e o cancelamento pode ser feito a qualquer momento. Do segundo mês em diante, o custo mensal é de R$ 37,90, sem contrato de fidelização.
Além de exibir a Copa Sul-Americana com exclusividade, o DAZN também transmite partidas do futebol inglês (Premier League e FA Cup), italiano (Serie A, Serie B e Supercopa Italiana), francês (Ligue 1, Ligue 2 e Copa da França), Série C do Campeonato Brasileiro, Paulista Sub-20, liga norte-americana (MLS), japonesa (J-League) e africano (Copa Africana de Nações).
Outros esportes também estão no catálogo do DAZN. A plataforma transmite basquete (Turkish Airlines EuroLeague e British All-Star Championship basketball), tênis (WTA), automobilismo (NTT IndyCar Series), além de boxe (Matchroom Boxing EUA e Itália) e de MMA (Professional Fighters League e da Glory Kickboxing).