Superesportes

ATLÉTICO

Centroavantes do Atlético somam quase 23 horas sem fazer gol; maior jejum é de Ricardo Oliveira

Indefinição sobre comandante do ataque titular continua

João Vitor Marques
Ricardo Oliveira, Alerrandro e Papagaio durante treinamento do Atlético - Foto: Bruno Cantini/Atlético
Juntos, os três centroavantes do elenco do Atlético somam 1372 minutos - ou 22 horas e 52 minutos - sem fazer gol.
Ricardo Oliveira, Alerrandro e Papagaio vivem momentos distintos, mas nenhum deles é titular absoluto da equipe comandada pelo técnico Rodrigo Santana.

A situação mais incômoda é a de Ricardo Oliveira. O experiente centroavante de 39 anos não vai às redes desde o dia 27 de abril, quando o Atlético venceu o Avaí por 2 a 1, no Independência, pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro. São 935 minutos (15 horas e 35 minutos) sem gol.

“Sei que só com muito trabalho e muita dedicação que isso muda. Faz parte da vida de um atleta. Não foi a primeira vez que estou passando por isso, porém eu acho que é o momento mais complicado assim dentro da minha carreira profissional”, admitiu, após perder duas chances claras na vitória por 1 a 0 sobre o Botafogo, nessa quarta-feira.


A partida no estádio Nilton Santos, pela ida das oitavas de final da Copa Sul-Americana, marcou o retorno de Ricardo Oliveira à condição de titular. Nos jogos anteriores, o experiente centroavante havia perdido posição para o jovem Alerrandro, de 19 anos.

Depois de boas atuações e gols, a joia da base alvinegra ganhou sequência de jogos. Ele, porém, não conseguiu ter rendimento tão bom quanto o que havia demonstrado antes.
Em quatro jogos como titular, marcou um gol, perdeu pênalti no empate por 2 a 2 com o Fortaleza e não conseguiu convencer. São 332 minutos (5 horas e 12 minutos) sem marcar.

Com os momentos instáveis de Ricardo Oliveira e Alerrandro - artilheiros do time na temporada, com 13 gols cada -, surge uma terceira via. Papagaio, emprestado pelo Palmeiras até o final do ano, deve ganhar novas oportunidades. Ao menos foi isso o que garantiu Rodrigo Santana.

“Com certeza, cada vez que ele for entrando assim (jogando bem), as oportunidades vão aumentando para ele entrar como titular. Não se sabe se será no próximo jogo ou não, mas ele vem provando isso aos poucos”, disse.

Papagaio só disputou quatro partidas pelo Atlético - sempre entrando no decorrer dos jogos. São 105 minutos (1 hora e 45 minutos) em campo, sem gols marcados.

Outra opção para o setor é Denílson, de volta ao clube após cumprir período de empréstimo no Al-Faisaly, da Arábia Saudita. Ele, porém, não está nos planos da comissão técnica.

Rodrigo Santana começará a definir o titular da próxima partida no treinamento desta sexta-feira. Neste domingo, a partir das 19h, o Atlético visitará o Goiás, no Serra Dourada, pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Jejum de Ricardo Oliveira

Atlético 2 x 1 Avaí (43 minutos) - Fez gol aos 7 minutos do segundo tempo
Vasco 1 x 2 Atlético (96 minutos)
Ceará 1 x 2 Atlético (87 minutos)
Atlético 0 x 2 Palmeiras (69 minutos)
Atlético 0 x 0 Santos (95 minutos)
Atlético 2 x 1 Flamengo (52 minutos)
Grêmio 1 x 0 Atlético (98 minutos)
Atlético 1 x 0 Unión La Calera (47 minutos)
Santos 1 x 2 Atlético (69 minutos)
Santos 3 x 1 Atlético (74 minutos)
Atlético 1 x 1 São Paulo (2 minutos)
Chapecoense 1 x 2 Atlético (101 minutos)
Atlético 2 x 0 Cruzeiro (27 minutos)
Botafogo 0 x 1 Atlético (75 minutos)
Total: 935 minutos

Jejum de Alerrandro

Atlético 1 x 1 São Paulo (64 minutos) - Fez gol aos 43 minutos do primeiro tempo
Cruzeiro 3 x 0 Atlético (96 minutos)
Atlético 2 x 0 Cruzeiro (69 minutos)
Atlético 2 x 2 Fortaleza (103 minutos)
Total: 332 minutos

Jejum de Papagaio

Tupynambás 1 x 2 Atlético (47 minutos)
Ceará 1 x 2 Atlético (8 minutos)
Chapecoense 1 x 2 Atlético (24 minutos)
Botafogo 0 x 1 Atlético (26 minutos)
Total: 105 minutos
.