O Atlético vinha em bom momento na temporada antes da parada para a Copa América: briga na cabeça pelo Campeonato Brasileiro e bons jogos de um modo geral. Diante disso, o lateral-esquerdo Fábio Santos ressaltou que a pausa na temporada para a disputa da competição de seleções no Brasil foi prejudicial para o Galo.
“Obvio que essa parada para a gente pode não ter sido tão boa, pelo momento que a gente vivia, mas importante para descansar, pra chegar mais jogadores, recuperar machucados, chegou preparador físico novo, Rodrigo no trabalho em campo, mostra a filosofia, a sequência agora é grande, agora é aproveitar da melhor maneira possível”, destacou.
Um problema que o Atlético tinha era a lateral esquerda. Fábio Santos era o único atleta utilizado e o jovem Hulk, da base, ainda sem a confiança da comissão técnica não tinha oportunidades. Em uma ocasião recente, quando o titular se machucou, Patric foi improvisado no setor. O Galo buscou no Peñarol Lucas Hernandez, que já começou a treinar com o grupo e se transformou em opção para o técnico Rodrigo Santana.