Segundo a assessoria de imprensa do Atlético, o jogador está cumprindo protocolo de tratamento da lesão. De acordo com o clube, o tempo normal para se curar a lesão seria de seis a oito meses. Mas no caso de Blanco, como se trata de uma recidiva - reincidência da lesão em um local já machucado anteriormente - o tempo de recuperação é um pouco maior. De acordo com o Atlético, “o Departamento Médico não trabalha com previsão, mas a expectativa é que ele só retorne a partir de janeiro de 2020”.
O meio-campista atleticano teve a infelicidade de sofrer duas lesões graves no mesmo local. Em julho de 2018, Blanco teve uma entorse no joelho esquerdo com ruptura do ligamento cruzado anterior durante treinamento na Cidade do Galo. Ele passou por uma cirurgia comandada pelo Dr. Rodrigo Lasmar, médico do Atlético e da Seleção Brasileira.
Após seis meses de recuperação, Blanco já treinava com o grupo e tinha esperança de retornar aos gramados, estando, inclusive, inscrito para a Copa Libertadores.
Entretanto, em fevereiro de 2019, novamente durante o treino, o Gustavo Blanco sofreu nova entorse no joelho esquerdo, que causou lesão no ligamento cruzado anterior e teve que ser novamente operado.
Em 36 partidas pelo Galo, Gustavo Blanco marcou um gol (Foto: Bruno Cantini / Atlético)
Mesmo com poucas partidas, o jogador é sempre muito elogiado pela torcida, pelo bom futebol apresentado, mesclando qualidade na marcação, velocidade e habilidade com a bola nos pés.