Hernández era titular absoluto do Peñarol. Nesta temporada, participou de 16 jogos e marcou dois gols. Apesar de atuar em um dos grandes clubes do país, ele não chamou a atenção do técnico da Seleção Uruguaia, Óscar Tabárez.
O Uruguai divulgou a lista de atletas convocados para a Copa América do Brasil sem o nome de Hernández. As opções para a esquerda são Marcelo Josemir Saracchi, do RB Leipzig, e Diego Laxalt, do Milan.
Uma das especialidades de Hernández são os cruzamentos. "É um lateral que sobe bem pelos lados, embora não seja veloz. É conhecido pelos lançamentos para a área. Um exemplo foi o gol do atacante Viatri sobre o Flamengo no Maracanã, em jogo da Libertadores. O cruzamento foi do Hernández", disse o repórter uruguaio Saul, que também chamou atenção para o controle de bola do jogador.
Por outro lado, o novo reforço atleticano teria dificuldades na marcação. "É jovem, mas não tem fôlego de garoto. Aparenta ser mais velho do que é em termos físicos. Tem dificuldade de marcar jogadas de infiltração nas suas costas", frisou o jornalista uruguaio.
No Atlético, Hernández vai brigar por posição com Fábio Santos. "Não sei se chega para ser titular no Brasil, que tem um jogo muito físico e competitivo se comparado ao futebol jogado no Uruguai. Mas no Peñarol é um jogador indiscutível, titular absoluto", completou o jornalista.
Histórico
Hernández começou a carreira no Montevideo Wanderers, clube pelo qual disputou 2 jogos em 2013. Depois, foi cedido por empréstimo ao Huracán, que disputava a Segunda Divisão do Uruguai. Ganhou rodagem e fez 15 partidas.
De 2014 a 2017, vestiu a camisa do Cerro. No clube albiceleste, marcou cinco gols e deu nove assistências em 60 jogos, segundo dados do site Ogol. Ganhou os holofotes do futebol uruguaio e foi contratado pelo Peñarol.
No pentacampeão da Copa Libertadores, disputou 91 jogos, marcou seis gols e deu assistências 21 vezes.
Fora da Sul-Americana
Como já atuou na Copa Sul-Americana pelo Peñarol, Lucas Hernández não poderá disputar a competição pelo Atlético. O lateral só poderá jogar com a camisa alvinegra depois da Copa América, pois as inscrições de atletas no BID só é reaberta em julho.
Ele disputou duas partidas da Sul-Americana pelo Peñarol: empate com o Deportivo Cali (1 a 1), na Colômbia, e vitória (3 a 1), no Uruguai. Na próxima fase, o Peñarol vai enfrentar Fluminense.