
O Atlético quitou a dívida que tinha com o Huachipato, do Chile, referentes a uma parcela da compra do meia venezuelano Rómulo Otero, efetuada em 4 de abril de 2017. O alvinegro tinha até quinta-feira, 30 de maio, para efetuar o pagamento de cerca de 620 mil euros (cerca de R$ 2,75 milhões).
Se não efetuasse o pagamento no prazo estabelecido, o Atlético poderia ser impedido de contratar e inscrever novos jogadores por uma janela de transferências.
Em maio de 2018, o Atlético emprestou Otero ao Al Wehda por 5 milhões de euros. O clube árabe tinha direito de exercer a opção de compra se pagasse mais 5 milhões de euros até 31 de dezembro do ano passado, mas não o fez.
O caso Otero
Otero chegou ao Atlético por empréstimo, em 2016, durante a gestão do presidente Daniel Nepomuceno. Em 2017, a diretoria alvinegra decidiu exercer a preferência de compra de 50% dos direitos econômicos do jogador por 800 mil euros. A quantia deveria ser paga em duas parcelas de 400 mil euros, em agosto de 2017 e janeiro de 2018.
O alvinegro não quitou toda a dívida e, por isso, foi acionado pelo time chileno. A primeira parte foi paga apenas na gestão do presidente Sérgio Sette Câmara.
O contrato de Otero com o Al Wehda termina no fim do primeiro semestre. Ele retorna ao Atlético para cumprir o restante do contrato com o alvinegro - vínculo vai até junho de 2021.